Empreendedorismo

Empresas familiares investem em Gestão da Qualidade para impulsionar crescimento no mercado

Atualizado em: 24/03/2016

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Utilizada por grandes empresas para gerenciar a qualidade da produção e dos serviços, a Gestão da Qualidade vem sendo implantada cada vez mais em médias e pequenas empresas. A necessidade de modernizar os processos, proporcionando agilidade e eficácia dos serviços, aumenta a busca por esse tipo de padronização. Empresas familiares, que muitas vezes apresentam mais resistência às mudanças, também começam a buscar ferramentas de gerenciamento de seus processos.

De acordo com Iara Ieno, diretora da Pauta Comunicação, nas pequenas empresas familiares, esse procedimento é cada vez mais necessário, já que preza pela eficácia e excelência. “Os serviços que oferecemos aos nossos clientes seguem um criterioso padrão de qualidade distribuído em várias etapas. Isso permite que os funcionários tenham acesso aos planejamentos, desenvolvimento de tarefas e revisões, o que é imprescindível para o alinhamento da equipe e um consequente cumprimento dos prazos e metas”, esclarece a empresária.

A experiência positiva do Grupo Vila – empresa familiar de serviços funerários – com a padronização de processos foi motivada pelo desejo de prestar um serviço de excelência aos seus clientes, por meio do aprimoramento possibilitado pela Gestão da Qualidade. O coordenador da Qualidade da empresa, Emerson Domingos da Silva, afirma que a padronização dos procedimentos operacionais teve início em 2010 e veio para consolidar os serviços ofertados, como também facilitar as atividades do dia a dia dos funcionários.

“O Grupo preza pelo acolhimento total ao cliente em um momento de dor, no instante em que se perde um ente querido. Logo, a garantia dada pela Gestão da Qualidade de que o serviço será ofertado da melhor forma, em tempo hábil e em qualquer unidade da empresa, nos levou a optar pela padronização de nossos processos”, explica.

Para o colaborador Lúcio Telles, gerente de planos funerários do Rio Grande do Norte, a implantação da metodologia de processos no Grupo Vila foi uma revolução. “A Gestão tem muita relevância na qualidade de vida dos clientes internos – que somos nós, os colaboradores. A mudança de cultura nos fez refletir sobre o quanto é importante ter clareza sobre os processos que realizamos, levando em consideração tempo, custo e satisfação. Estamos o tempo todo interagindo e pensando o fazer e o planejar, que são indissociáveis para o sucesso de qualquer serviço”, afirma.

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