Empreendedorismo

Empreendedorismo feminino paraibano é reconhecido em premiação

Atualizado em: 07/02/2015

premio

O empreendedorismo feminino tem ganhado cada vez mais espaço na Paraíba. A prova disso é que cerca de 45% dos micro empreendedores individuais no Estado são mulheres. O dado acompanha a tendência de expansão de empresas no comando de mulheres em todo o País. Uma pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) revelou que as mulheres estão à frente de 52% das novas empresas – com menos de 3,5 anos – no Brasil. No Nordeste, elas assumem a liderança de 49% dos novos negócios.

Para reconhecer as melhores trajetórias de vida de mulheres paraibanas que, com visão e perseverança, transformaram o sonho de ter seu próprio negócio em modelo de empreendedorismo, o Sebrae Paraíba realiza na próxima terça-feira (10) a cerimônia de entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. O evento será no auditório do Sebrae, em João Pessoa, às 18h30.

“A contribuição que a mulher vem trazendo ao mercado de trabalho, especialmente conduzindo ou gerenciando pequenos negócios, é fundamental e extremamente salutar para o desenvolvimento social e econômico do nosso Estado. Até porque essa participação extrapola segmentos tradicionais, como salões de beleza e lojas de confecções, para negócios como oficinas mecânicas, trazendo novos padrões de gestão e liderança, gerando produtividade e, inclusive, incluindo mais mulheres”, observa o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar.

De acordo com a gestora do prêmio na Paraíba, Maria José Menezes, esta edição da premiação contou com a inscrição de 174 empresárias de todo o Estado. Deste total, 18 tornaram-se finalistas nas categorias Pequenos Negócios, Produtora Rural e Microempreendedora Individual. “A participação das empresárias paraibanas tem crescido a cada edição e isso tem garantido uma maior visibilidade do empreendedorismo feminino no cenário nacional”, destacou Maria José Menezes.

Durante a cerimônia, serão premiadas as três primeiras colocadas nas categorias “Pequenos Negócios”, “Produtora Rural” e “Microempreendedora Individual”. As vencedoras receberão troféu de reconhecimento, certificado de premiação e um curso. Os primeiros lugares ganharão ainda 16 horas técnicas de consultoria em gestão e também concorrem automaticamente na etapa nacional.

Na etapa nacional, as vencedoras receberão troféus e uma viagem para capacitação em território nacional. As primeiras colocadas ganharão, além do troféu ouro, do selo e da capacitação em território nacional, uma viagem internacional. O prêmio é uma parceria entre Sebrae; Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM); Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW); e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Reconhecimento às empreendedoras paraibanas
Na última edição da premiação, a Paraíba conquistou duas medalhas na etapa nacional. A produtora rural paraibana, do município de Camalaú, Maria de Fátima Barbosa ficou com a primeira colocação nacional (troféu ouro) em sua categoria e Thaís Fernandes de Araújo ficou em segundo lugar (troféu prata) como microempreendedora individual.

“Esse reconhecimento nacional reforça a importância do empreendedorismo feminino em nosso Estado. Havia muitas histórias de mulheres fantásticas, de todo o país, e a Paraíba se destacou mais uma vez, mostrando a força de suas empreendedoras”, destacou a analista do Sebrae e gestora estadual do Prêmio, Maria José Menezes.

Fonte: UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING – SEBRAE PARAÍBA

Empreendedorismo