Empreendedorismo

Empreendedorismo Feminino: Dona da casa e do próprio negócio

Atualizado em: 23/02/2016

mulheres 8

Ser dona de casa e dona do próprio do negócio tem recebido cada vez mais adeptas. Incluir naquela agenda repleta de compromissos, mais uma prioridade (já que as mulheres executam com excelência tudo aquilo que “pegam para fazer”) tem sido a escolha de boa parte das representantes do sexo feminino.

Segundo o Sebrae, a cada 100 micro empreendedores individuais, 45 são mulheres. A mulher tende a escolher um setor que conheça para começar a empreender, diferentemente dos homens que optam por áreas mais tradicionais, mesmo que não tenham conhecimento específico sobre elas. Diversas diferenças envolvem homens e mulheres na forma de empreender e aplicar o capital, seja qual o tipo de investimento.

A mulher demora um pouco mais a empreender se comparada ao homem, mas nesse tempo ela busca potencializar para aplicar na empresa, competências naturalmente femininas como sensibilidade, trabalho em equipe, cautela, facilidade em se comunicar, cuidar de pessoas e, claro, ser multi tarefas. Além disso, a mulher busca se preparar para abrir seu negócio, busca mais conhecimento tanto da área, quanto do mercado, dificuldades, vantagens e claro, estuda todas as possibilidades para que consiga lidar com maior tranquilidade com clientes, funcionários, fornecedores e com a concorrência.

“Cautela, paciência e busca de conhecimento diferencia a mulher não só ao empreender, digo isso porque temos excelentes clientes investidoras. Elas gostam de usar de uma boa estratégia, conhecer os riscos e buscar a forma mais segura de realizar os melhores investimentos. Mas isso não significa que são passivas e inseguras, pelo contrário, gostam de conhecer bem o terreno antes de pisar e poder extrair o melhor dele”, explica Gabriel Kallas, sócio-fundador da Toro Radar – empresa de análise de investimentos.

Quando o assunto é dinheiro a mulher tem o mesmo cuidado que tem com sua casa, com sua família e isso reflete na saúde financeira do seu negócio. Empreender é bem mais feminino do que se possa imaginar e cada vez mais empreendedoras de sucesso estão aí para provar isso.

Empreendedorismo