Empreendedorismo

Empreendedora paraibana recebe troféu em premiação nacional

Atualizado em: 06/03/2015

Germana Andrea MEI

A Paraíba ganhou o troféu prata, na categoria Microempreendedora Individual (MEI) na etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, na manhã de ontem, em Brasília. Germana Andrea Oliveira, da cidade de Monteiro, no Cariri paraibano foi vencedora da etapa estadual da premiação e foi uma das três representantes paraibanas na fase nacional. Esse é o 12° troféu nacional do Estado nos 11 anos da premiação.
O anúncio das premiadas foi feito na sede do Sebrae, em Brasília. O Prêmio reconhece histórias de mulheres de sucesso e ajuda a promover o empreendedorismo feminino no país. Além de Germana, outras duas paraibanas participaram da competição nacional: Ana Cristina Chianca Heim e Maria Andreia Ferreira Araújo disputavam as categorias Pequenos Negócios e Produtora Rural, respectivamente.
Germana Andrea é proprietária da Barraca da Andrea, localizada no mercado público da cidade de Monteiro. Funcionando desde 2005, sua lanchonete oferece café da manhã, almoço e lanches com comidas típicas regionais, além dos serviços de buffet de doces e salgados para festas. Para acompanhar o crescimento da empresa, Andrea fez diversas capacitações e buscou financiamento, período em que também se formalizou como MEI. Para ela, o aprendizado sobre o gerenciamento empresarial foi uma das principais lições aprendida nessa trajetória
A força do empreendedorismo feminino na Paraíba está presente na premiação realizada anualmente pelo Sebrae. Na edição do ano passado, o Estado levou dois troféus na etapa nacional: ouro para a produtora Rural Maria de Fátima Mota e prata para a microempreendedora individual Thaís Fernandes.

Dia da Mulher – 8 de março
A participação feminina no mundo dos negócios tem mudado a cara do empreendedorismo no Brasil: elas têm nível de escolaridade maior que os homens, investem mais em capacitação e são mais ousadas. Os dados estão no Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas, elaborado pelo Sebrae em parceria com o Dieese. Na Paraíba, do total de mais de 60 mil microempreendedores individuais, cerca de 45% são mulheres.
Além dos números positivos e crescentes, o empreendedorismo feminino revela histórias de superação, inclusão social e força de vontade para crescer no mundo dos negócios. Apresentamos a seguir (em arquivos anexos) as histórias das três vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

Pequenos Negócios: 1º lugar = Ana Cristina Chianca Heim (João Pessoa)
Produtora Rural: 1º lugar = Maria Andreia Ferreira Araújo (Monteiro)
Microempreendedora Individual: 1º lugar = Germana Andrea Queiroz Oliveira (Monteiro)

Fonte:SEBRAE

 

Empreendedorismo