Empreendedorismo

Conheça a criadora do “Fashion Weekend Plus Size”

Atualizado em: 21/02/2014

pluzsize13

pluzsize15

A história da idealizadora do maior evento de moda plus size brasileiro, o Fashion Wekeend Plus Size (FWPS) e autora de um dos maiores blogs Plus Size do Brasil, o Blog Mulherão, não difere muito da história de milhares de mulheres que estão acima do peso e que sofreram humilhação de seus companheiros. A não ser pelo fato de que, enquanto muitas mulheres se conformam com a forma como são tratadas, Renata Poskus Vaz, literalmente, sacudiu a poeira e com todo o seu peso extra deu uma grande volta por cima.

“Aos 26 anos, mantinha um namoro de três anos no qual eu era desprezada e muitas vezes humilhada por não ser bonita o suficiente para ele. Meu namorado sempre me comparava com sua ex-namorada, inclusive minha performance sexual, o que me fazia me sentir cada vez mais inferiorizada”, contou Renata.

Além do blog Mulherão, do “Fashion Wekeend Plus Size”, que acontece duas vezes ao ano, Renata tem uma loja virtual Plus Size e um quadro mensal no Programa Hoje em Dia, na Record, no qual dá dicas de moda para gordinhas. Mas ela não para por aí, ainda neste semestre a empresária se prepara para montar uma grande boutique de luxo para mulheres GG.

pluzsize14
Renata completa: ‘Fui me odiando, odiando ser gorda. Cada vez mais. Eu também tinha um baita trauma de juventude por conta do peso: não me formei em ballet aos 17 anos (meu grande sonho!) porque, aos olhos da professora, eu era muito gorda para ser uma bailarina clássica. E eu só pesava 60 kg, com 1,72m! Isso me gerou uma depressão, reclusão e uma série de transtornos alimentares. Perdi completamente minha autoestima. Só fui ter meu primeiro namorado aos 22 anos porque acreditava que era indigna de ser amada e admirada por um homem’, conta.
Mas quando, em 2009, o namorado que a desprezava terminou o relacionamento, Renata não percebeu que aquele era o grande passo para a sua libertação. A foto acima foi clicada por Hilton Costa na primeira edição do Dia de Modelo. As roupas são do acervo pessoal de Renata.

‘Eu estava infeliz profissionalmente e odiava a mim mesma. Sentia-me feia, rejeitada e abandonada, sem perspectiva de mudar aquela situação. Foi então que planejei fazer fotos sensuais para impressionar e reconquistar meu ex-namorado. Naquela época, eu havia acabado de criar o Blog Mulherão (mulherao.wordpress.com), no qual dividia as minhas amarguras por estar acima do peso e as minhas tentativas fracassadas de emagrecimento’.

pluzsize12

‘Então, reuni minhas poucas leitoras da época e juntas fizemos um ensaio fotográfico intitulado Dia de Modelo Plus Size. Todas pagaram pelo book e o meu eu fiz de graça. Lá, conheci mulheres mais gordinhas do que eu e que me mostraram que era possível me amar e ser feliz mesmo acima do peso. Vendo o resultado das fotos, passei a me achar o máximo’, diz.
O evento foi um sucesso e a partir daí a vida de Renata mudou. Da primeira edição do ‘Dia de Modelo’ em 2009 até hoje, 700 mulheres acima do peso já passaram pelo evento ‘Além de fazer um book com direito a roupas emprestadas, maquiagem, penteado e dicas de poses e fotogenia, essas mulheres saem com a autoestima elevada’, conta Renata.

Em 2010, Renata criou a primeira edição do ‘Fashion Weekend Plus Size’, o maior evento de moda GG do país, que reúne desfile com lançamentos de grifes Plus Size e um salão de negócios.

‘A primeira edição fiz com R$ 200 na conta, pegando ônibus, lotação… Até hoje não sei como as empresas acreditaram em mim e investiram dinheiro no meu evento. Deu tudo certo! Estou já na nona edição, que acontecerá dia 23 de fevereiro, no Auditório Elis Regina, no Anhembi, na capital paulista’ diz uma entusiasmada Renata.

pluzsize11
Em apenas cinco anos, Renata virou empresária, ampliou sua rede de negócios, recuperou sua autoestima, e inspira milhares de mulheres acima do peso. Diante de tanto empreendedorismo e sucesso, Renata, esta paulistana de 32 anos, manequim 46, que tem 1,72 de altura e pesa 84 quilos, foi convidada pela marca carioca Marri Gattô para assinar uma coleção de roupas que será lançada no ‘Fashion Weekend Plus Size – Inverno 2014’.
A coleção conta com peças versáteis para acompanhar as mulheres contemporâneas em todos os momentos do dia, do trabalho para um jantar ou uma balada. Na definição dela, é ‘uma coleção desenvolvida para acompanhar o ritmo de São Paulo, a cidade que nunca dorme’. No desfile serão apresentados 20 looks e o catálogo, fotografado em São Paulo, conta com 14 looks

pluzsize10
A coleção de roupas Plus Size Marri Gattô por Renata Poskuz será revendida por lojas multimarcas. São peças ousadas, coloridas, antes banidas para as mais cheinhas. A Coleção Marri Gattô by Renata Poskuz é composta por peças como saias, vestidos, macacões e camisas, desenvolvidas para atender a mulherões de todas as regiões do país.

pluzsize9pluzsize8

 

São peças leves que podem ser usadas em qualquer estação de acordo com a composição do look.As estampas da coleção são semi-exclusivas para a grife Marri Gattô que, no segmento Plus Size, é a única a utilizar estas estampas coloridas, modernas e que se coordenam entre si.

pluzsize6pluzsize5
A coleção foi toda pensada para que as peças fossem versáteis, bonitas, confortáveis e com modelagens que valorizam as formas femininas mais generosas, para mostrar que as mulheres acima do peso podem romper paradigmas da moda e vestir roupas modernas, estampadas, coloridas de forma fashion e com um toque sensual, realçando as curvas.

pluzsize4pluzsize3
Para o inverno de 2014 a griffe Marri Gattô escolheu a cidade de São Paulo com inspiração. ‘Convidamos a Renata para assinar uma linha de produtos porque ela é a cara da cidade, agitada, nunca para. Além de ser uma das grandes referências no mundo Plus Size”, conta Tivaz Hertz, diretora da marca. Fendas aparecem em saias, vestidos e macacões, mostrando que mulherões também podem vestir peças sensuais e elegantes.

pluzsize2pluz size1

Nos materiais, a viscose é o carro-chefe por ser confortável e oferecer bom caimento, moldando o corpo. Malhas tipo tricô, mais encorpada, e veludo de malha também estão presentes na coleção. As peças serão comercializadas a partir de maio
Fonte:MSN

Empreendedorismo