Dinheiro e Finanças

41 estratégias para incrementar a sua renda

Atualizado em: 14/02/2017

entrepreneur-593362_1920

A Forbes Brasil divulgou uma listinha com 41 estratégias para incrementar a renda, pra salvar aqueles que que estão em busca de um incremento.

Não deixe de ler, são dicas preciosas e quem tá precisando de uma renda extra deve ficar de olho nas oportunidades – e há opções para pessoas com os mais variados níveis de experiência. É verdade que as grandes companhias – que exigem mais habilidades – pagam mais, mas também existem alternativas para quem está começando, com ganhos mais baixos. Mas é preciso considerar que, com o tempo, a remuneração aumenta.

Esse dinheiro extra pode ajudar a pagar uma conta pendente, aumentar o seu patrimônio ou compor uma verba para alcançar um grande objetivo, como, por exemplo, se tornar um profissional freelancer.

1- Mude de emprego

Este é o melhor meio de incrementar seus ganhos, pois você normalmente consegue negociar um aumento quando uma empresa está interessada no seu perfil profissional. Use isso a seu favor durante as negociações. Outro benefício do aumento conquistado dessa maneira é que a porcentagem conseguida será positiva para todos os seus salários futuros, o que vai elevar os seus ganhos durante toda a vida.

2- Peça um aumento

Ter um aumento é uma estratégia excelente, porque isso não exige que você gaste mais tempo para ter mais dinheiro. Você dedica a mesma quantidade de tempo da sua vida, mas com um pagamento maior. Entretanto, é um pouco complicado pedir isso ao seu chefe. É necessário ter um forte argumento para merecer esse incremento.

3- Trabalho freelancer

Trabalhar como um profissional freelancer é a próxima melhor coisa para obter uma renda extra, principalmente no caso dos profissionais qualificados. Para achar oportunidades, deixe que antigos colegas ou outras conexões pessoais saibam que você está disponível.

4- Tenha um blog

Se você é especialista em alguma área, uma boa opção é criar um site e escrever sobre suas experiências e conhecimento do assunto. Para ganhar uma renda significativa, inclua anúncios e links de afiliados.

5- Seja um coach

Se você tem experiência suficiente na sua área para ajudar os outros com suas carreiras, crie um site – ou, se você já tem um, adicione uma seção descrevendo o que você ofereceria como coach. Fale sobre seus serviços em fóruns do setor e dê aos seus novos clientes descontos ou outros incentivos.

6- Seja um tutor

Seja para alunos do ensino médio ou para adultos, você pode monetizar seus conhecimentos ao ensinar pessoas com menos experiência do que você em uma área específica. Você pode trabalhar com grupos já estabelecidos ou tentar conseguir seus clientes sozinho, tornando seu serviço conhecido entre estudantes, parentes e escola da sua comunidade. Se o seu alvo for adultos, crie seu próprio site ou liste seus serviços em empresas que divulguem esse tipo de oferta.

7- Dê aulas em um curso online

Se você for especialista em alguma área, seja instrutor em cursos online.

8- Empregos temporários

Muitos escritórios precisam de funcionários temporários, e algumas companhias mais antigas ainda oferecem essas oportunidades.

9- Faça dinheiro com suas habilidades com artesanato

Você produz ou monta jóias ou faz design gráfico, por exemplo? Venda suas produções em comunidades que reúnem esse tipo de serviço.

10- Ofereça tours na sua cidade

O Vayable, por exemplo, é um site que permite que as pessoas sejam guias turísticos em uma experiência cultural específica. Algumas das ofertas dos integrantes incluem um tour de fotografia em Paris e experiências no Queens, em Nova York. Tente descobrir se a sua cidade também oferece essa oportunidade.

11- Capitalize seu chefe de cozinha interior

Se as suas habilidades na cozinha impressionam seus amigos e sua família, uma boa opção é oferecer refeições memoráveis para clientes e ter uma renda extra com essa qualidade.

12- Seja pago para ser útil

Se você é útil e está disponível, uma boa opção é fazer serviços para lojas e pessoas, como compras ou outras atividades.

13- Torne-se motorista

Se você tiver um carro, você pode ganhar um dinheiro extra como motorista, e até utilizar aplicativos como o Uber e o Lyft para auxiliá-lo.

14- Lave carros

Se você não tem o seu próprio carro, você pode lavar o automóvel de amigos, familiares ou vizinhos para conseguir uma renda extra.

15- Passeie com cachorros

Se você tem horários flexíveis e uma paixão por animais, pergunte se seus amigos, familiares ou vizinhos precisam de alguém para passear com seus mascotes. Há também alguns sites pra isso, onde você pode oferecer os seus serviços.

16- Seja bartender

Quase todo mundo pode servir mesas, e se você sabe misturar bebidas, ser bartender pode ser uma rápido meio de fazer uma renda extra.

17- Seja garçom

Cadastre-se em sites de recrutamento para garçom em companhias locais para achar oportunidades.

18- Limpe casas

Como quase todos os serviços atualmente, a limpeza de residências também pode ser oferecida em plataformas e aplicativos para aumentar as oportunidades.

19- Corte grama e recolha folhas

Mais uma vez a dica é perguntar aos familiares e amigos mais próximos se eles precisam desse tipo de serviço.

20- Seja babá

Ofereça seus serviços como babá para conhecidos e faça seu cadastro em comunidades e/ou sites especializados nessa oferta.

21- Fotografe ou toque músicas em casamentos

Se você for músico ou fotógrafo, alerte as pessoas sobre suas habilidades para casamentos ou outros eventos comerciais no seu próprio portfólio ou em outros sites de divulgação.

22- Seja músico

Se você toca um instrumento e/ou canta, leve sua música para ambientes públicos para conseguir um dinheiro extra.

23- Faça entregas

Você pode atuar em restaurantes locais ou outros tipos de estabelecimentos.

24- Seja um comprador anônimo

Muitas empresas contratam pessoas para fazer compras e depois reportar sua experiência.

25- Promova produtos e eventos nas ruas

Para fazer esse serviço, uma boa ideia é tentar entrar em plataformas que procuram pessoas com perfil de promotores.

26- Alugue seu carro

Tente aplicativos como o Fleety para conseguir uma renda extra com o seu carro.

27- Alugue sua casa

Se você tem um quarto extra ou pode ficar em algum outro lugar para deixar sua casa inteira disponível, alugue-a e faça dinheiro com isso. Aplicativos como o Airbnb são o meio de conseguir colocar essa operação em prática.

28- Participe de grupos de pesquisa

Dê a sua opinião sobre produtos e serviços. Há sempre empresas – como a Toluna e a Hiving – em busca de participantes com perfis específicos.

29- Faça testes para empresas

Quando pesquisadores fazem testes clínicos, eles precisam de pessoas que façam parte de um grupo de controle.

30- Escreva avaliações de softwares

O SoftwareJudge.com paga entre US$ 1 e US$ 50 por avaliação. Tente descobrir se você está habilitado a participar.

31- Venda as roupas que você não quer mais

Certifique-se de que os itens tenham valor e não sejam apenas roupas velhas. Tire fotos boas, faça uma descrição e coloque um preço justo. Você pode anunciar as peças em sites como o eBay.

32- Venda em brechós

Para itens que você considera importante que a pessoa vista ou veja pessoalmente – como roupas, móveis ou sapatos – tente um brechó local.

33- Venda de eletrônicos antigos

Em vez de reciclar esses itens, venda-os por um bom preço.

34- Monte uma lojinha na sua garagem

Venda itens em geral que você não quer mais.

35- Venda seu cabelo

Descubra quais os requerimentos que seu cabelo precisa antes de serem vendidos e consiga uma renda extra com ele.

36- Venda suas fotos online

Se você tem algumas fotos boas, poste-as em sites como o Shutterstock, Photoshelter, Fotolia, DreamsTime e/ou iStock.

37- Dinheiro de volta

O Ebates oferece dinheiro de volta se você começar suas compras online na plataforma. Entretanto, lembre-se de que, se você gastar muito dinheiro para conseguir uma alta quantia de volta, você está eliminando seu objetivo principal de ganhar uma renda extra. Portanto, utilize esse aplicativo apenas quando você realmente precisar comprar algo.

38- Venda suas joias

Descubra o peso das suas jóias de ouro e prata e ofereça-as para joalherias ou outros comerciantes. Descubra a pureza do metal (12k quilates, por exemplo) e calcule o potencial valor da peça. Certifique-se de achar vendedores com boa reputação e procure a melhor opção de preço.

39- Venda garrafas de água em eventos

Compre grandes quantidades de garrafas de água em atacado e venda-as em festivais ou outros grandes eventos por um preço maior.

40- Colete garrafas ou latinhas para reciclagem

Depósitos de garrafas e latinhas oferecem dinheiro para as pessoas que coletam esse tipo de embalagem.

41- Procure por dinheiro “perdido”

Sim, procure por dinheiros que você não sabe que existem. Certifique-se de que não há alguma quantia a ser resgatada que você esqueceu no passado.

 

 Fonte: Forbes Brasil

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Dinheiro e Finanças