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Você conhece bem os seus clientes e sabe o que eles esperam?

Atualizado em: 20/05/2016

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No mundo atual, com a crescente concorrência, o empreendedor deve conhecer bem os clientes, não como forma de diferencial, mas agora como sobrevivência no mercado.

Eu tenho certeza de que todo mundo já teve a péssima experiência de entrar em uma loja para comprar algum item e ser mal atendido. Qual a impressão que você ficou do estabelecimento? Eu aposto que ele perdeu muitos pontos e que, se você tiver outra opção de compra, não voltará mais lá.  Essa é uma das  maneiras mais fáceis de perder um cliente, mas que também pode ser corrigida sem tanta dificuldade.

O primeiro passo para um bom atendimento é conhecer o seu cliente e saber o que ele espera. É fato que hoje as pessoas estão valorizando muito mais a experiência, então proporcionar um ambiente agradável, um aroma exclusivo do seu estabelecimento, oferecer mimos e deixá-lo completamente a vontade criarão uma atmosfera que permitirá um cliente muito mais satisfeito e (o melhor de tudo), fiel! Sabe por que? Ele vai esperar esse tipo de atendimento em outro lugar – o que na maioria das vezes não vai acontecer!

Além de saber o que o cliente espera, você precisa considerar se a imagem da marca está coerente com a cultura da empresa – e quem representa a empresa perante os clientes são os próprios donos ou os funcionários.  Será que a postura, vocabulário, aparência e cuidado pessoal está à altura de tudo que a empresa tem a oferecer? O atendimento ao cliente está sendo feito da melhor maneira possível para que se crie um público constante ou será que o relacionamento acaba depois da primeira aquisição?  Os vendedores sabem como oferecer o produto que mais se encaixa no perfil e estilo do cliente, podendo resultar em uma boa experiência de compra?

São esses pequenos detalhes que farão você se diferenciar de outra empresa que oferece um produto ou serviço muito semelhante ao seu.  Se você quer se destacar, dedique-se ao aprimoramento do atendimento na sua empresa – por incrível que pareça, essa é uma deficiência de muitos estabelecimentos e que pode prejudicar a imagem da marca e o relacionamento com os clientes.

Fonte: Rede Mulheres Empreendedoras.

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