Cultura

2500 gravuras japonesas pra você baixar e colocar na sua casa

Atualizado em: 10/07/2017

00612v-jpg

Uma felicidade para os amantes da arte antiga japonesa e uma dádiva para a cultura mundial: A Biblioteca do Congresso americano disponibilizou artes japonesas de seu acervo para download. Confira:

2500 gravuras japonesas pra você baixar e colocar na sua casa

Biblioteca do congresso americano disponibilizou o acervo de arte japonesa para o público

A Biblioteca do Congresso, biblioteca de pesquisa do Congresso dos Estados Unidos disponibilizou um acerto de 2500 imagens de gravuras japonesas para download e consulta pública.

São artes feitas entre os séculos 17 e 20, estampas feitas com matrizes de madeira para impressão rudimentar em papel artesanal ou de alta qualidade. A arte era desenvolvida em múltiplos desses blocos e cada um era responsável por “imprimir” partes determinadas da obra, como cores de fundo ou traços e contornos.
Nas duas vezes em que estive no Japão, o que mais me chamava atenção era a beleza da falta. Mesmo num centro urbano como Tóquio, cheio de luzes e barulhos, era fácil você se isolar em locais silenciosos e minimalistas, fossem parques ou praças, ruas estreitas ou frente de escolas, enfim, locais onde, à noite, chegava a se ouvir grilos e o som da própria respiração.

Nessas gravuras, percebe-se essa “falta” nas cores que são variadas, mas não intensas, nos traços comedidos, como se exprimisse sempre o se conter japonês. Posso, claro, estar falando muita groselha – não sou especialista em Japão e nem em arte japonesa – mas a sensação é muito presente ao contemplar esses desenhos.

E, bom, agora você pode escolher vários deles pra coloca na sala de casa ou preencher um corredor com diversos motivos orientais.

Se tivesse que escolher três pra compor um ambiente? Quais seriam?

Vou colocar meus quatro preferidos aqui (três foi pouco) e mais uma porrada deles. O resto, você pode pesquisar lá no site da Biblioteca do Congresso.

FONTE: Papo de Homem
c-jpg b-jpg a-jpg00106v-jpg00133v-jpg00136v-jpg01305v-jpg01446v-jpg

 

 

Cultura