Você aproveita as vantagens do chiclete sem açúcar?

Tai Chi Chuan favorece memória de idosos
15 de maio de 2015
Invista no couro para valorizar seu visual
15 de maio de 2015

Você aproveita as vantagens do chiclete sem açúcar?

Passatempo, vício ou paliativo contra a fome, o chiclete é uma guloseima rodeada de mitos, especialmente a versão sem açúcar. Quem nunca ouviu, por exemplo, que mascar chiclete sem açúcar substitui a escovação? Ou que a goma causa dor de estômago? Para esclarecer essas e outras questões sobre o assunto, conversamos com uma equipe multidisciplinar de especialistas. Teste seus conhecimentos.

Mascar chiclete sem açúcar prejudica a dieta?

De acordo com a nutróloga Socorro Giorelli, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), chicletes sem açúcar podem ser grandes aliados da dieta. “Mascar a goma antes da refeição ajuda a reduzir a fome e a vontade de comer doces em até 10%”, afirma. O chiclete também pode ser uma ferramenta útil para momentos de ansiedade, já que o ato de mastigar reduz o estresse e estimula a concentração.

O chiclete sem açúcar substitui a escovação?

“O chiclete sem açúcar contém substâncias que colaboram com a prevenção da cárie por mudanças no pH bucal, mas ele tem uma capacidade de higienização limitada”, afirma o cirurgião-dentista Rodrigo Bueno de Moraes, da Associação Brasileira de Odontologia (ABO). Segundo o especialista, nada substitui a escovação e o uso do fio dental, mas na falta destes, o chiclete pode ajudar.

Mascar muito chiclete pode causar dor de estômago?

Segundo a gastro-hepatologista Mônica Viana, coordenadora do Grupo de Fígado do Hospital do Servidor Público de São Paulo, mascar muito chiclete não causa dor de estômago. “Ele não estimula a produção de ácido clorídrico, então não afeta o estômago causando desconforto ou mesmo favorecendo a digestão”, diz. Segundo ela, mascar muito chiclete sem açúcar pode causar, no máximo, dor mandibular pelo esforço repetido.

Chiclete sem açúcar ajuda a disfarçar o mau hálito?

Como o chiclete estimula a produção de saliva, pode ajudar a disfarçar o mau hálito. Beber água é outra estratégia recomendada para evitar o mau cheiro. “Se o mau hálito for crônico, entretanto, o método funciona apenas como paliativo”, afirma o cirurgião-dentista Rodrigo. Neste caso, é necessário fazer tratamento com um especialista.

Chiclete sem açúcar pode causar cárie?

“A cárie é causada pela combinação de bactérias com nutrientes, especialmente o açúcar”, afirma o cirurgião-dentista Rodrigo. Como o chiclete sem açúcar não se enquadra nessa relação, ele não causa cáries.

Chicletes favorecem o desalinhamento dos dentes?

Mascar chiclete pode funcionar como uma fisioterapia mandibular. “Ao contrário de hábitos prejudiciais que podem gerar posturas e tendências que favoreçam o desalinhamento dos dentes, como roer as unhas, mascar chiclete pode prevenir desequilíbrios bucais”, aponta o cirurgião-dentista Rodrigo. Se a mordida estiver incorreta, entretanto, mascar chiclete apenas reforçará o hábito.

Fonte: Da Redação com Minha Vida

Cristiani Meller
Cristiani Meller, Analista Financeira e Gerente Comercial do Portal Mulher de Fato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *