Cotidiano

Tratamento caseiro para foliculite: dermatologista ensina segredo

Atualizado em: 05/06/2015

foliculite-compressa-gelada-camomila

Sabe aquelas bolinhas que costumam surgir na pele depois da depilação, ou às vezes sem razão qualquer aparente? Isso se chama foliculite e acontece porque os folículos capilares, que são os “buraquinhos” por onde o pelo sai, ficam inflamados, podendo causar dor e irritação na pele. A sorte é que existem receitas caseiras para foliculite aprovadas por dermatologistas, e nós conversamos com o Dr. Alberto Cordeiro, que ensinou uma alternativa fácil e barata para aliviar o desconforto provocado pelo problema.

 

Foliculite: como tratar?

Existem maneiras de melhorar a inflamação com óleos essenciais. Ingredientes como aloe vera, drieline ou  calmaline também podem ajudar a tratar a foliculite. Em casos mais graves, é preciso fazer o uso de pomadas específicas, para eliminar os fungos, vírus e bactérias que podem colonizar as lesões.

A receita do dermatologista é, portanto, uma forma de aliviar o desconforto causado pela foliculite: ele “acalma” a pele e pode fazer com que o aspecto das bolinhas seja amenizado. Mas é sempre importante consultar seu dermatologista, ainda mais se o problema persistir.

Remédio caseiro para foliculite: compressa de camomila

“A camomila possui propriedades calmantes que são capazes de aliviar e muito os sintomas da foliculite”, explica Cordeiro.

O tratamento caseiro para a foliculite consiste em preparar um chá de camomila, sem açúcar, como se fosse para beber mesmo. Mas, para fazer o efeito de melhorar os folículos, o chá tem que ser, necessariamente, gelado.

Depois, basta encharcar uma gaze, um algodão, uma toalha – algo que possa servir como compressa e esteja bem limpo – e deixar no local afetado durante dez a quinze minutos. Não precisa enxaguar, apenas deixar secar.

O tratamento é próprio para fazer depois da depilação. A compressa deve ser aplicada de duas a três vezes por dia.

Fonte: Da Redação com Bolsa de Mulher

Cotidiano