Cotidiano

Por que meu bebê baba tanto? É normal?

Atualizado em: 21/04/2015

por-que-meu-bebe-baba-tanto

Babar: uma das características típicas dos bebês, que os tornam tão fofinhos. Porém, algumas mães ficam preocupadas se a criança baba muito e se perguntam se há algum problema com o pequeno.

 

Bebês babando demais: é normal?

Segundo o pediatra Jorge Huberman, é normal que a criança babe bastante até um ano e meio. Caso a salivação intensa continue até depois desse período, é o caso de procurar ajuda médica.

O que pode ser?

Os bebês começam a babar em excesso normalmente a partir dos quatro meses. É nessa fase que se inicia a produção da tripsina, uma enzima digestiva produzida pelo pâncreas. “É uma enzima muito pesada para o organismo do bebê, então, ele põe para fora por meio da saliva”, explica Huberman.

Outro fator que explica a grande quantidade de salivação é a erupção dentária, que irrita a gengiva e faz com que a criança produza mais saliva, como uma forma de lubrificar melhor o local. E se o dente não estiver nascendo ainda? “Mesmo que o dente não saia, os núcles dentários embaixo da gengiva já estão saindo”, esclarece o pediatra.

Por fim, o fato de os bebês não terem aprendido ainda a engolir corretamente também contribui para babarem tanto. “Os adultos engolem a cada quatro ou seis minutos. Os bebês engolem somente quatro vezes por hora. O que ele não engole, acaba babando”, conclui Huberman.

Fonte: Da Redação com Bolsa de Mulher

Cotidiano