Cotidiano

O que fazer antes, durante e depois do treino para evitar acne

Atualizado em: 03/05/2015

acne-mulher-rosto-wh

Exercícios aumentam a atividade antioxidante, evitando envelhecimento precoce e melhorando a pele a longo prazo. A curto? Muitas espinhas se você não se cuidar. Aprenda a evitar.

 

ANTES

Remova a maquiagem

Quando você sua, os poros aumentam, por isso a ideia é deixa-los respirar (leia-se: “não entupi-los”). A combinação de furinhos maiores + suor + maquiagem vai fazer impurezas acumularem, causando acne cosmética, um tipo específico que se caracteriza pelo uso excessivo de produtos de beleza e tem aparência avermelhada e áspera. Para evitar, antes de começar o treino sempre remova a maquiagem, lavando o rosto em seguida. Aliás, a lavagem deve ser feita mesmo se você não usou nada naquele dia, para impedir impurezas do dia a dia de se alojarem nos poros dilatados.

Escolha o protetor solar certo

Seja ao ar livre ou em local fechado, a proteção solar é obrigatória – mas é importante escolher a fórmula certa. Protetores oleosos ou muito densos causam acne, pois entopem os poros. Prefira os mais fluidos e oil-free.

Vá com calma nos produtos de cabelo

Leave-ins e até mesmo excesso de condicionador podem escorrer para a pele das costas ou rosto, causando espinhas. É por isso que frequentemente temos acne na testa. Enxague bem os produtos usados no banho e tente evitar o uso de finalizadores em sessões de treinamento. Se, por algum motivo, não deu para fugir (quem nunca teve que ir para academia direto de uma reunião em que você precisava estar mais apresentável), use uma faixa de cabelo para manter os fios – e produto – para trás.

DURANTE

Limpe o equipamento

Não querendo causar inimizades na academia, mas não dá para confiar que o usuário anterior realmente limpou bem o equipamento após usá-lo. Bactérias se proliferam da sujeira dos outros e, se você encostar o rosto diretamente, podem passar para a sua pele. Se certifique de dar uma geral na superfície do aparelho antes.

Evite excessos – da maneira certa

Se a sessão é muito intensa, você vai ter que limpar o suor extra uma hora. Mas nada de esfregar a toalha no rosto. Isso vai irritar a pele, causando inflamações que a deixam mais suscetível à ação de bactérias (que viram espinhas). Em vez disso, apenas encoste o tecido na pele, pressionando levemente para absorver a transpiração excessiva.

DEPOIS

Lave a pele imediatamente

A gente sabe que você se esforçou, mas nada de chegar em casa e se jogar na frente da tv. Antes de partir par ao merecido descanso, remova as ameaças de acne em potencial – ou seja, todo o suor que você adquiriu no treino. Use um sabonete antibacteriano tanto para o rosto quanto no banho.

Hidrate

Ao mesmo tempo em que excesso de oleosidade causa espinhas, a falta dele também tem o mesmo efeito, pois a pele tenta compensar produzindo óleo extra. Então trate de passar o hidratante logo após a etapa

Fonte: Da Redação com MdeMulher

Cotidiano