Cotidiano

Dieta para emagrecer 10 kg em 2 meses e se livrar do vício em açúcar

Atualizado em: 22/06/2015

dieta-emagrecer-10-quilos-se-livrar-vicio-em-acucar

Não consegue passar sequer um dia sem comer pelo menos um docinho? Esse pode ser um sintoma do vício em açúcar. Sim, além de engordar e fazer mal à saúde, o açúcar pode criar dependência. Para se livrar de vez desse ingrediente, a jornalista australiana Sarah Wilson criou uma estratégia publicada no livro I Quiet Sugar (ainda sem versão em português), no qual ensina um passo a passo semanal. Além de melhorar a alimentação, a dieta pode eliminar até 10 quilos em apenas dois meses. A ideia é vencer a compulsão e, posteriormente, retomar o consumo de forma mais equilibrada e sem exageros.

Malefícios do açúcar

A nutricionista funcional Alessandra Almeida, da Clinica Andrea Santa Rosa, revela que, de acordo com dados da Embrapa, os brasileiros consomem até 150 gramas de açúcar por dia, o que representa um aumento de 68 gramas diárias (o equivalente a mais de cinco colheres de sopa) em 50 anos.

Isso acontece porque ele está presente não apenas nos doces, mas também em outros alimentos como massas, pães, salgadinhos feitos com farinha refinada e até mesmo vinagre balsâmico e ketchup, além das frutas e sucos naturais, ricos em frutose. “Esses açúcares interagem de uma forma negativa com o organismo, levando ao aumento de insulina circulante no sangue, o que não é bom, pois esse açúcar pode se transformar em gordura ou interagir com proteínas celulares, formando o os chamados agentes de glicação, responsáveis por acelerar o envelhecimento das células”, explica.

Como eliminar o açúcar da alimentação

Na dieta I Quit Sugar, até mesmo os produtos zerto, diet e adoçantes sintéticos são eliminados, por causa do efeito rebote. “A principal fonte de energia para o nosso cérebro é o açúcar. E o poder adocicado conferido pelo adoçante engana nosso cérebro, dizendo que está entrando energia quando, na verdade, estamos ofertando uma substância química que não reconhecemos. Esse processo leva a um estímulo da fome, visto que a entrada de substâncias químicas não irão nutrir o nosso cérebro”, diz a nutricionista.

Como emagrecer 10 kg: passo a passo

Primeira semana

Comece cortando os doces, inclusive balas e chicletes. No segundo ou terceiro dia, corte também os pães, massas, refrigerantes, sucos adoçados e salgadinhos com farinha refinada. As frutas estão liberadas.

Segunda semana

Beba diariamente 2,5 litros de água e passe a fazer seis refeições por dia, com proteínas magras, legumes e verduras. Elimine os adoçantes. Apenas estévia e xylitol são permitidos.

Terceira semana

Hora de eliminar o açúcar escondido em alimentos como frutas, sucos naturais, condimentos e qualquer outro que tenha açúcar na lista de ingredientes. É a fase mais difícil.

Quarta semana

É normal ter dor de cabeça e irritação, sinais de abstinência ao açúcar. Por outro lado, possivelmente já vai ser possível notar a cinturinha mais fina e o corpo menos inchado.

Quinta semana

Passe a consumir arroz e macarrão integrais e continue com as proteínas magras, legumes e verduras, que reduzem o risco de prisão de ventre.

Sexta semana

As frutas podem voltar à alimentação! Mas apenas uma porção por dia e nada de sucos. Opte pelas frutas que têm pouca frutose, como melão, maracujá, kiwi, limão e laranja.

Sétima semana

É a fase de manutenção. Caso tenha cometido algum deslize e ingerido um chocolate ou outra guloseima, não desista. Mantenha o foco e siga a alimentação proposta.

Oitava semana

Além de uma porção diária de frutas, oito colheres de chá de açúcar passam a ser liberadas, considerando a quantidade presente nos alimentos industrializados. Como no Brasil a dose de açúcar não é informada, apenas a sua presença, a dica é evitar todos os produtos que a tenham como ingrediente.

Fonte: Da Redação com Bolsa de Mulher

Cotidiano