Cotidiano

Como tirar mancha de chocolate: truques para roupa e sofá

Atualizado em: 06/04/2015

como-tirar-mancha-de-chocolate-principal

A páscoa deixou vestígios na sua casa e principalmente na sua roupa? Não precisa se preocupar, vamos dá uma bela dica.

 

Um dos doces mais populares, o chocolate desperta intensas paixões em seus consumidores, que podem acabar se descuidando e manchando suas roupas. Por um tempo, então, o amor vira ódio, enquanto a pessoa se pergunta como se livrará daquela sujeira. Calma! Separamos dicas para que você tire as manchas de chocolate e deixe sua roupa como ela era antes.

Métodos para tirar mancha de chocolate da roupa

De acordo com a personal organizer Ingrid Lisboa, o maior segredo da retirada de qualquer mancha é agir com rapidez. Quanto mais “fresca” for a sujeira, mais garantido é o sucesso dos métodos de limpeza.

 

1. Com tira-manchas e sabão líquido lava-roupas

 

manchas de chocolate

  • Tente tirar o excesso de chocolate que esteja na roupa;

 

  • Depois, coloque uma quantidade de tira-manchas bem em cima da mancha;

 

  • Dê uma leve esfregadinha, para que o chocolate se solte mais facilmente;

 

  • Lave a roupa na máquina ou à mão mesmo, com o sabão líquido lava-roupas de sua preferência.

 

  • Seque à sombra.

 

 

 

2. Com alvejante

  •  Misture meia tampa de alvejante em pó com 100 ml de águia quente. Mexa até obter uma pasta; se não tiver alvejante, use a mesma medida de bicarbonato de sódio.

 

  • Com o tecido seco, aplique a mistura somente sobre a mancha. Certifique-se de que o tecido está seco.

 

  • Deixe agindo durante mais ou menos 10 minutos e esfregue delicadamente.

 

  • Enxágue com água e cheque se todo o produto saiu. A mistura, se deixada por mais tempo que isso, pode danificar as roupas.

 

  • Essa solução pode ser tentada até duas vezes. Se a mancha não sair, aí sim você pode ficar chateada – é sinal de que ela se tornou permanente, de acordo com a especialista.

 

3. Em diferentes tecidos

 

Lã: Embeba um algodão ou um pano em glicerina e, com cuidado, friccione contra a mancha, até sair. Finalize com água e sabão.

Algodão colorido: Passe álcool sobre a sujeira e, com água quente e algumas gotas de amoníaco, lave em seguida.

Lã fina, seda, náilon, fibra sintética: o truque é passar tetracloreto de carbono (solvente, que pode ser encontrado em lojas de produtos químicos) e enxugar com uma toalha, fazendo pressão, sem esfregar.

Atenção: antes de passar a roupa a ferro, tenha certeza de que a mancha foi eliminada por completo, porque, caso contrário, a sujeira pode se fixar ainda mais firmemente no tecido.

 

Como tirar mancha de chocolate do sofá

Ingrid explica que, no caso dos sofás, o método de limpar a sujeira do chocolate depende do tecido do móvel. Se for de seda, linho ou um pano mais fino, o melhor é não tentar mexer e levar para a lavanderia, ou você corre o risco de criar um estrago ainda maior.

Já em tecidos de fibra de algodão, a personal organizer dá o passo a passo para a remoção da mancha da iguaria.

manchas de chocolate1

  • Faça uma mistura de 100 ml de água morna e uma colher de detergente;

 

  • Coloque a mistura com MUITO cuidado sobre a mancha. Ingrid diz que o ideal é munir-se de um conta-gotas ou uma colher bem pequena. Se a água espalhar, a mancha também espalha.

 

  • Pegue um pano branco, limpo e que não solte fiapo para esfregar a mancha;

 

  • O ato de fricção tem uma peculiaridade: você deve esfregar de fora para dentro, isto é, das bordas da mancha para dentro dela, e não espalhando sobre a mancha; Além disso, o movimento deve ser feito na direção da fibra do tecido. Se não for feito dessa maneira, a sujeira pode ficar ainda maior.

 

  • Coloque duas folhas de papel toalha em cima da mancha que você está tentando tirar, com algum peso sobre elas, como livros, por exemplo. Deixe agir durante mais ou menos 10 minutos.

 

  • Depois, com auxílio de um pouquinho mais de água morna (bem pouquinho!) pegue outro pano limpo, branco e que também não solte fiapos para retirar a mistura com o detergente.

 

 

Fonte: Da Redação com Bolsa de Mulher

 

 

Cotidiano