Cotidiano

Como ser mais produtiva e não enlouquecer trabalhando em casa

Atualizado em: 03/06/2015

trabalhar_home_office-625x340

O home-office tem ganhado muita popularidade nos últimos tempos. Trabalhar em casa, além de ser mais barato para as empresas, é mais prático para a funcionária. Entre as vantagens, podemos listar o tempo que é ganho a cada dia, tendo em vista que não há trânsito, além da possibilidade de almoçar em casa (uma economia a mais!). Mas nem é tudo é só regalia! Quem trabalha em casa também precisa ter muita disciplina e organização para obter bons resultados.

Se este tipo de rotina ainda é novidade para você e tem sido difícil manter a concentração e a produtividade, seguem algumas dicas para conseguir colocar sua vida profissional em ordem.

 

Para começar o dia

Quer começar seu dia bem disposta? Então estabeleça uma rotina que te proporcione isso. Nada de levantar, comer qualquer coisa correndo e sentar à frente do computador de pijama e com a cara ainda amassada de sono. Estabeleça um horário para acordar, tome um banho, faça seu café da manhã normalmente, coloque uma roupa confortável e comece seu dia.

Cuidar do corpo e do bem-estar antes de dar início às atividades é fundamental para que você esteja bem e, por consequência, faça um bom trabalho. É um estímulo para que você tenha a disciplina de manter sua rotina (já que aqui não há cartão de ponto) e mantenha um bom astral.

Tenha um espaço específico para trabalhar

Não trate seu trabalho como algo informal. Esqueça essa história de ficar jogada no sofá com o notebook no colo ou no mesmo espaço em que seus filhos estão brincando. É preciso que você tenha um ambiente na casa que seja específico para trabalhar, no qual você possa manter a postura correta na cadeira, que seja bem iluminado, sem barulhos excessivos que possam atrapalhar sua concentração. Se não tiver um escritório em casa, separe um ambiente que será o seu cantinho para trabalhar.

home-office

Respeito e privacidade

Se você morar em uma casa com mais pessoas, é preciso que elas entendam e respeitem o seu espaço e horário de trabalho. Como falamos acima, criar uma rotina de trabalho e respeita-la, é fundamental para o seu sucesso. Não permita que as pessoas te interrompam a todo momento para conversar, pedir favores ou te distrair com o que quer que seja nos momentos em que você estiver trabalhando.

Pode ser um pouco mais trabalhoso levar este entendimento às crianças, mas procure dialogar para que elas entendam que a casa é também o seu local de trabalho. Mostre que existem os momentos certos para você brincar e dar atenção a elas. Se possível, tente organizar sua agenda de modo que seu período maior de produtividade seja quando elas não estiverem em casa, como no horário da escola e das atividades extraclasse.

Mostre aos seus familiares que este respeito com o seu espaço é fundamental para que você possa produzir e que o sucesso do seu trabalho tem impacto direto no orçamento da casa.

Cuide bem do seu ambiente

Uma vez estabelecido o local de trabalho em casa, cuide dele com carinho. Aproveite a liberdade de estar em sua própria casa para decora-lo do jeito que quiser. Seja com fotos, arranjos de enfeites, pertences com valor sentimental, enfim, o que tiver a sua cara e deixar seu cantinho de trabalho acolhedor. Isso é importante para contribuir com seu bem-estar e estimular sua criatividade.

Há quem ache mais agradável trabalhar ouvindo música. Se você se enquadrar neste caso, monte algumas playlists com músicas que estimulem a trabalhar bem. Cuidado para não fazer uma seleção que vai te deixar com sono ou para baixo, prefira as músicas mais animadas! Se a música pode ser uma aliada para sua concentração, a televisão tem efeito justamente oposto. Em um dia que você estiver com pouca disposição, qualquer chamada na TV poderá te distrair. Melhor ficar longe dela em horário de trabalho!

 

Fonte: Da Redação com Finanças Femininas

Cotidiano