Cotidiano

Cabelos: 7 práticas comuns que podem destruir a beleza e saúde dos fios

Atualizado em: 30/06/2015

mulher-cabelo-loiro_1

Não limpar escovas e pentes
Os fios que ficam presos entre as cerdas devem ser retirados depois de cada escovada para evitar proliferação de bactérias e fungos. De tempos em tempos, é importe lavar escovas e pentes com água quente e sabonete neutro.

Combinar mais de um processo químico
Produtos químicos fazem mal para o corpo – e com o cabelo não é diferente. Coloração, reflexo, relaxamento, progressivas e outros procedimentos acumulam agentes que destroem e enfraquecem os fios. Redobre os cuidados, capriche na hidratação e detox capilar – e sempre avise ao cabelereiro os tratamentos químicos que você tem nas madeixas antes de fazer outro.

Abusar do secador
O excesso de calor retira a umidade natural do cabelo, fazendo com que suas escamas se abram e a textura fique danificada. Prefira a temperatura média do aparelho e não deixe de usar um protetor térmico de fios antes de secagens e escovas.

Demorar para cortar as pontas
É importante cortar os fios a cada dois ou três meses para mantê-los fortes e saudáveis. Deixar de aparar as madeixas aumenta o número de pontas duplas, que enfraquece os cabelos e inibe seu crescimento.

Pentear o cabelo molhado
Quando o cabelo está molhado, suas escamas e cutículas estão abertas, o que torna os fios mais sensíveis e propícios a rupturas e aparecimento de pontas duplas. Retire a umidade do cabelo antes de escová-lo e escolha um pente de dentes largos.

Usar o mesmo xampu por muito tempo
Não que seu cabelo vá ficar “viciado”, mas o produto deve ser escolhido e modificado de acordo com as necessidades dos fios e das condições externas. Se o seu cabelo fica mais oleoso no verão, é preciso utilizar um xampu específico nesse período, assim como quem apresenta excesso de frizz no inverno deve mudar para um produto que atenda essa característica.

Prender os fios com elástico
Por ser áspero e apertado, o elástico enfraquece e quebra os fios. Em vez de amarrá-lo na hora de fazer um rabo de cavalo, coloque um grampo em cada ponta, espete-o nos cabelos e rode o elástico para amarrar os fios. Prenda o grampo da outra extremidade para finalizar.

Fonte: Da Redação com MdeMulher

Cotidiano