Cotidiano

Cabelo do bebê caindo muito é normal?

Atualizado em: 06/06/2015

cabelo-bebe-caindo-muito-normal-1

queda do cabelo do bebê é algo natural, frequente e que acontece geralmente a partir do segundo mês até por volta do sexto mês. Além dos cabelos, outros pelos, especialmente pelos da face, ombros e das costas, também caem. Mesmo os que nascem com muito cabelo podem passar por essa perda. “A razão da queda de cabelos e dos pelos corporais é atribuída ao alto nível dos hormônios maternos que circulam na criança e que caem drasticamente logo após o nascimento. Mas quando isso acontece depois do sexto mês, pode indicar que algo não está bem e, por isso, é importante uma visita ao médico”, explica a pediatra Natasha Slhessarenko, do Delboni Medicina Diagnóstica.

Pode acontecer de algum bebê ficar careca, mas, o mais comum, é cair apenas algumas partes do cabelo, especialmente nas laterais e atrás. E, em geral, os cabelos voltam a crescer rapidamente. “Após alguns dias já se pode perceber fios bem finos no couro cabeludo. Mas às vezes pode ser mais demorado e após o primeiro ano de vida é que se nota o crescimento. Só se deve preocupar com essa ausência de cabelos se a criança se mantiver sem cabelos depois dos dois anos de idade”, diz.

Cuidados com o cabelo do bebê

Não há nada que possa ou deva ser feito para evitar que o cabelo do bebê caia, pois é um processo natural e fisiológico. Mas, independente disso, é preciso ter os cuidados corretos com os fios. “Até os três meses a cabeça deve ser lavada com o sabonete infantil, o mesmo usado no banho. Depois dessa fase pode-se usar shampoos neutros, próprios para a criança. O cabelo do bebê deve ser lavado todos os dias, apenas uma vez ao dia.

Fonte: Bolsa de Mulher

Cotidiano