Cotidiano

6 lições que precisamos ensinar para nossas filhas

Atualizado em: 24/06/2015

carinho-mae-filha_0

1. “Ame seu corpo e aceite como você é”

Você sabia que autoestima se aprende em casa? Se os pais nos amam, respeitam e acolhem nosso modo de ser em vez de nos criticar e desejar que sejamos diferentes, a tendência é crescermos com uma autoimagem positiva. Então, elogie sua filha, ensine a ela a importância de cuidar bem de si mesma, fazendo escolhas voltadas para o seu bem-estar.

2. “Está tudo bem se você gosta de futebol”

 Mulheres não entendem de futebol. Mulheres são mais facilmente enganadas. Mulheres falam muito. Mulheres sentem inveja de outras mulheres. Todas as afirmações anteriores são estereótipos. Ensine sua filha que ela pode – e deve – questionar os padrões de gênero. Atividades como “de menino ou “de menina” devem ser vista como ultrapassadas. Criar uma filha com esta visão não é fazer lavagem cerebral para que ela tente eliminar os gêneros de sua vida. Mas, sim, é dar a ela a chance de pensar sobre o que o gênero significa na nossa sociedade.

3. “Aceite as diferenças”

Mostre a sua menina que ela deve aceitar quem pensa e age de maneira diferente. Aliás, nem irmãos gêmeos têm personalidades iguais. O mundo seria muito chato se todo mundo se comportasse da mesma forma ou gostasse das mesmas coisas, não é mesmo?

4. “Esteja sempre pronta para ajudar”

Fale sobre a importância de ser generosa e ficar atenta ao sentimento alheio. Peça para que sua filha se sensibilize quando os outros enfrentarem dificuldades.

5. “Goste de ser mulher”

Décadas de protestos e reivindicações feministas resultaram em muitos avanços das mulheres e da sociedade. Nós devemos nos orgulhar disso. Converse com sua filha e explique que a discriminação não acabou, as batalhas não foram todas vencidas e ainda há muito por fazer, como:

  • Buscar nossos próprios direitos, ter leis que nos protegem da violência doméstica.
  • Ser dona do próprio corpo, viver plenamente a sexualidade e decidir quando ser mãe.
  • Ver mais mulheres deputadas, senadoras, governadoras.
  • Ganhar salário idêntico ao dos homens quando na mesma função, igualdade que ainda não alcançamos.

6. “Arrisque-se mais!”

A vida é curta e o tempo passa rápido. Você sabe disso! Incentive sua filha a viver sem ter medo do futuro, a não guardar declarações de amor para si, a mudar quando estiver infeliz e se sentir feliz e plena, mesmo quando estiver sozinha.

Fonte: Da Redação com MdeMulher

Cotidiano