Comportamento

9 maneiras de lidar com a procrastinação

Atualizado em: 12/09/2017

lidar-procrastinacao

Várias distrações estão presentes no nosso dia-a-dia e daí vem a procrastinação. Aprenda a ter mais foco com essas dicas. Confira:

9 maneiras de lidar com a procrastinação
Aprenda como ter mais foco para fazer as coisas que precisam ser feitas!

Sabe quando você precisa finalizar um relatório mas antes resolve responder e-mails, organizar os papeis que estão na sua mesa, dar uma boa olhada no Facebook, buscar mais um café e fazer alguma outra tarefa que não é tão urgente assim? Isso se chama procrastinação.

Conforme definem os dicionários, procrastinar consiste em ficar adiando ou prolongando alguma situação que precisa ser resolvida. É aquela velha mania de deixar para amanhã (ou depois de amanhã) as coisas que podem e devem ser feitas já!

A procrastinação pode trazer uma série de coisas ruins para o seu dia a dia, como sensações de culpa, estresse e ansiedade. E é claro que não é disso que você está precisando, certo?

No entanto, se você chegou até aqui é porque está procurando formas de combater esse fantasma da procrastinação, que impede que você avance na sua vida, na sua carreira ou nos seus estudos. Acertamos? Então chegou a hora de mudar!

Confira essa lista com 9 maneiras poderosas de dar um chega pra lá no hábito de procrastinar e que ajudarão você a chegar no final do dia com a lista de tarefas completinha.

1. Estabeleça as suas prioridades

procrastinacao-1

Fonte: Reprodução / Giphy

Embora você tenha várias coisas para fazer ao longo de um dia, certamente algumas contam com mais urgência quer outras. Defina quais são as tarefas mais importantes do dia, aquelas que devem ser finalizadas o quanto antes. São essas que devem ganhar a sua atenção inicialmente. Finalizar as tarefas mais fáceis em primeiro lugar pode até parecer melhor, mas não se deixe enganar.

2. Divida suas tarefas em tarefas menores

procrastinacao-2

Fonte: Reprodução / Giphy

Se até o final do dia você precisa entregar um artigo da pós-graduação, separe esse trabalho em partes menores. Primeiro você define quais assuntos pretende abordar em cada parágrafo, depois vai finalizando um de cada vez, conectando as ideias. Quando perceber, já terá terminado o que precisava!

3. Comece de onde você está!

procrastinacao-3

Fonte: Reprodução / Giphy

Às vezes o passo mais complicado é simplesmente começar alguma coisa. Como você já dividiu a sua tarefa em passos simples, simplesmente comece a trabalhar nisso. Não espere pelas condições perfeitas, apenas dê o primeiro passo!

4. Crie recompensas para você mesma

procrastinacao-4

Fonte: Reprodução / Giphy

Sim, você pode ter o seu próprio sistema de recompensas: um bombom depois de mandar um relatório para o chefe, uma espiada no Instagram depois de limpar a caixa de e-mails, um vídeo no Youtube depois de secar toda a louça. Mas tome cuidado para essas pausas não roubarem mais do que 15 minutos, ok?

5. Lembre-se que feito é melhor do que perfeito

procrastinacao-5

Fonte: Reprodução / Giphy

Muitas vezes não damos início a alguma tarefa porque, no fundo, sentimos medo de não conseguir cumpri-la. Mande esse pensamento para longe. Tenha uma atitude positiva e saiba que é mais importante fazer alguma coisa da maneira que você conseguir do que nem sequer tentar.

6. Use aplicativos para ajudar

procrastinacao-6

Fonte: Reprodução / Giphy

A técnica Pomodoro é uma das mais conhecidas quando se fala em produtividade. Consiste em você trabalhar com foco durante 25 minutos, tendo, após, 5 minutos de pausa. Você pode baixar um aplicativo ou marcar o tempo no despertador do seu celular. Experimente!

7. Livre-se das distrações!

procrastinacao-7

Fonte: Reprodução / Giphy

Se você tem alguma tarefa mais complicada para resolver, é importante que consiga se concentrar nela. Portanto, desligue a televisão ou o rádio, coloque um fone de ouvido para bloquear sons de conversas, faça o que for preciso para manter sua mente clara e focada.

8. Cuidado com os ladrões de tempo

procrastinacao-8

Fonte: Reprodução / Giphy

Uma simples deslizada pela timeline do Twitter ou um bate papo no café da empresa podem levar com facilidade uns 30 minutos do seu tempo. Tome cuidado e use todos os seus minutos com sabedoria.

9. Tenha o hábito de anotar as suas tarefas

procrastinacao-9

Fonte: Reprodução / Giphy

Existem diferentes métodos que podem ajudar você nessa organização. Há que use aplicativos específicos e outras pessoas quem não abrem mão da boa e velha agenda de papel. Escolha qual maneira funciona melhor para você e comece a anotar tudo! Dessa forma você nunca mais vai deixar uma demanda para a última hora por puro esquecimento.

Seguindo essas dicas você conseguirá cumprir melhor as sua tarefas e mandar embora aquela sensação de culpa por não ter feito nada. Lembre-se de compartilhar nas suas redes sociais e ajudar mais pessoas que passam por isso!

Fonte: Dicas de Mulher

 

Comportamento