Denise Lemos

Denise Lemos

Diretora Executiva do Portal Mulher de Fato, CEO Up Branding Marketing Digital, CEO Startup 28Dias.

Pele: Cuidando da matéria prima

foto_facebook_11

Por incrível que pareça, poucas pessoas sabem que a qualidade da pele influi diretamente no acabamento da maquiagem. Ou seja, maquiagem ajuda muito, mas não faz milagre. É como o pintor e sua obra prima. Se a tela na qual ele está pintando estiver seca, cheia de fissuras, a pintura vai ficar comprometida, por melhor que seja a qualidade da tinta. Concordam? Da mesma forma, uma boa maquiagem esconde todas as manchas de espinhas; mas não esconde a textura deixada na pele por elas. Um batom não dura muito em lábios ressecados. 

Então, falaremos hoje sobre os cuidados com a nossa pele. Não se trata de ter que fazer tratamentos estéticos, ou gastar muito dinheiro com cremes e afins somente para se adequar a ditadura da beleza. Não. Trata-se de se cuidar, se querer bem, e não precisamos gastar muito pra isso, basta adquirirmos hábitos simples, que ao longo do tempo farão a diferença.  Os cuidados com a pele são essenciais e muito fáceis de fazer em casa mesmo, com produtos baratos e até caseiros. Além disso, o stress, a má alimentação, cigarro, bebida, alterações hormonais, a ausência de água no organismo, a poluição e afins são fatores que interferem diretamente na limpeza, na hidratação e por consequência, na textura e coloração da pele.

Limpeza, tonificação, hidratação e proteção são os passos básicos e essenciais aos cuidados com a pele.

Limpeza

É muito importante que mantenhamos a pele do rosto limpa, livre de oleosidade. Pra isso é suficiente que lavemos o rosto pela manhã e antes de dormir. Isso ajuda a eliminação de células mortas e secreção natural da pele, além de facilitar a penetração dos demais produtos de tratamento. Meninas que têm a pele muito oleosa podem lavar no meio do dia também. O ideal é usar um sabonete líquido, adequado pro nosso tipo de pele, pois os sabonetes em barra tendem a ressecar e também são alvos fáceis de bactérias. Existem trilhões de produtos nos supermercados, farmácias…  Além dos produtos manipulados, indicados por dermatologistas. Na minha pele os sabonetes simples, das linhas comerciais funcionam demais, mas quem quiser (e é bem mais indicado), pede orientação ao dermatologista e ele indica todos os produtos mais adequados ao seu tipo de pele. Gosto muito do “Oil Free Acne Wash, Neutrogena”, que vende em farmácia mesmo. Costumo usá-lo de manhã, no banho mesmo e o “Johnson’s Baby Shampoo”, após o demaquilante. É Excelente, vocês sabiam? Principalmente na hora de lavar os cílios, porque não arde nos olhos, né?

 
 
Outra vertente da limpeza da pele é a esfoliação. Limpa a pele mais profundamente, removendo as impurezas de forma mais eficaz, ajudando na renovação celular e até no tratamento da acne! O ideal é esfoliarmos a pele no máximo, uma vez por semana, se fizermos mais que isso, corremos o risco de ressecarmos e até ferirmos a nossa pobre pele!  Gente, vocês podem tirar onda, mas pra mim, o melhor esfoliante de todos os tempos é o “Clearskin, da Avon”. Maravilhoso! E olhem que eu já testei vários, da Natura, da Lancôme,a L’Oreal e ainda não encontrei nenhum melhor que ele. Abrasivo na medida certa, cheirinho bom de menta e super eficiente. Quem quiser testar, fique à vontade! Eu recomendo!

Tonificação

A tonificação complementa e finaliza o processo de limpeza da pele, ajudando a diminuir a aparência dos poros, dilatados pela esfoliação/limpeza e uniformizar a textura da pele, reequilibrar o Ph depois de tantos produtos. Além disso, o tônico ajuda a mantém a umidade natural da pele.  Existem diversos tipos de tônico. Equilibrante, Revitalizante… Cada um pra um tipo ou necessidade diferentes de pele. Só  não serve pra tirar a maquiagem, tá? Só aconselho um pouco de cuidado com os tônicos faciais que têm muito álcool. Sabe quando você passa e a pele fica ardendo? Pronto. Dizem os dermatologista que o álcool agride a pele causando pequenas queimaduras principalmente em pele sensíveis, além de irritar as secas, por isso é bom procurar uma marca que não possui álcool em seu ingrediente, ou possui uma porcentagem menor. Eu gosto bastante do “Nívea Visage, Tônico Adstringente Equilibrante”. Suave, deixa a pele com uma sensação refrescante e é pra peles mistas a oleosas. (A Zona T acaba com a minha vida, hahahaha)

Hidratação

A hidratação ajuda a recuperar a umidade, repõe a água da pele. E ao contrário do que muita gente pensa, todos os tipos de pele precisam de hidratação, inclusive as oleosas! A diferença está no produto usado para tal finalidade. É muito importante nessa etapa que consigamos identificar a necessidade da nossa pele. Quem tem pele oleosa, deve optar por produtinhos livres de óleo, por exemplo, e provavelmente hidratar uma vez ao dia deve ser suficiente. Já quem tem a pele mais seca, pode aproveitar mais a quantidade de produtos existentes no mercado e usar mais vezes ao dia, se for conveniente. Cuidado com a quantidade colocada no rosto, o equivalente a uma moeda de cinco centavos é mais do que suficiente, e se quiser passar um pouco no pescoço também é legal! =D Já testei alguns também, mas minha última paixão é o “Hidratante Anti-Acne Clean & Clear, da Johnson & Johnson”. Deixa a minha pele sequinha e com um cheirinho bom. Não gosto quando o produto deixa a pele melecada! Outro ponto de hidratação importante, que muita gente esquece são os lábios! Lábios ressecados são um desastre! Além de deixar nossa boca mais suscetível à bactérias e infecções, não há batom que preste, vamos combinar! Eu uso todos os dias, várias vezes por dia, e adoro! Não sei o nome do meu, comprei no Paraguai (é, eu já fui, e gostei, tá?), é todo em inglês, e a marca impressa na embalagem já saiu todinha, não tem nem como ver, hahahahaha! Mas existem várias opções no mercado, inclusive algumas com fator de proteção solar, o que é fantástico. Chega de usar aquela antiga manteiga de cacau, fedorenta, né, meninas? “Pelamordedeus”.

Proteção

O Ponto mais importante. Sem ele, todos os passos citados acima perdem um pouco o sentido! A proteção. Meninas, o protetor solar é tão, mas tão importante, que seu uso deve ser contínuo, independentemente de praia e sol. Mesmo nos dias nublados devemos usar! Faz muita diferença, digo por experiência própria. Minha pele deu uma melhorada enorme depois que passei a usar com frequência, tanto a cor quanto a textura. E não, eu não gosto do cheirinho que fica, mas… Fazer o quê? A escolha do FPS (fator de proteção solar) depende do seu tipo de pele, e é interessante que um profissional indique o fator e o tipo mais adequado, mas já digo logo, que FPS menor que 15 não dá, tá? Passar no pescoço também é importante, pois geralmente é uma área esquecidinha e ninguém nunca ouviu falar de lifting de pescoço, né? Pelo menos eu não, hahahaha! Então, melhor adotarmos os mesmo cuidados que adotamos no rosto, pra prevenir. O que eu uso atualmente é o “Natura Fotoequilíbrio Ultra FPS 30, com 90% de proteção UVA e Elastinol +R” , que garante proteção contra o envelhecimento da pele. Confesso que gosto bastante, embora a minha pele fique um pouco preguenta. Talvez um mais sequinho, ou com textura oleosa fosse mais interessante, mas… Só troco quando acabar, porque “eu to pagandoooo”!

Em resumo meninas, o que eu quero dizer, focando no tema principal dessa coluna, é que quanto melhor a textura da pele, quanto menos manchas, melhor ficará a qualidade da sua maquiagem, e mais fácil será fazê-la (pra quem faz sozinha). E esses cuidados citados acima devem ser tomados não somente pensando nas makes maravilhosas que podemos fazer, mas pensando no futuro! Ou vocês querem chegar aos 50 anos cheias de rugas? Eu não sei vocês, mas eu quero chegar aos 50 tipo assim, Luiz Brunet. (Será?????)

E não pensem que eu não sei, porque eu seeeeiii que é cansativo fazer tudo isso todo santo dia, e às vezes a pressa, o corre-corre e até mesmo o cansaço nos faz dormir de maquiagem após uma festa, ou pular uma, duas ou todas as etapas com preguicinha (quem nunca?) mas, acreditem, nossa cútis agradecerá no futuro, e a sua maquiadora também.

Vamos nos cuidar?

Beijos e até semana que vem!

Mais postagens de Denise Lemos