Lia Soares

Lia Soares

O que é uma competência?

lia_soares234x132

Anteriormente conversamos sobre “falar em público”, que é uma competência. Mas o que é competência? De acordo com a definição apresentada no dicionário*, competência significa:

Competência: sf 1-Capacidade legal; 2-Aptidão, Idoneidade; 3-Habilidade, Saber.

Quando trazemos esta definição para o ambiente corporativo, ela se torna mais abrangente e prática. Vamos nos familiarizar com alguns dos conceitos mais utilizados e solicitados no mercado de trabalho:

– Habilidade para trabalhar em equipes.

– Relacionamento interpessoal.

– Geração de resultados efetivos.

– Comunicação.

– Criatividade.

– Autocontrole emocional.

– Empreendedorismo.

– Saber lidar com incertezas e ambiguidades.

– Capacidade de inovação.

– Iniciativa de ação e decisão.

– Capacidade de lidar com situações novas e inusitadas.

– Aprendizagem de novos conceitos e tecnologias.

É importante destacar que todos possuímos competências, algumas são mais desenvolvidas, outras estão latentes esperando o estímulo certo para crescerem, contudo, todos somos capazes de empregar o que temos de melhor em nossos empreendimentos – sejam eles particulares ou profissionais.

Para desenvolver uma competência podemos participar de um curso específico para aquela área, praticar a leitura de assuntos voltados ao tema, participar de grupos de discussão na internet e acionar a nossa rede de contatos. Esta última proporciona algo formidável, a troca de experiências, que pode auxiliar no crescimento tanto pessoal quanto profissional, seu e de seu interlocutor. E de quebra você ainda desenvolve a empatia e fortalece suas amizades. Fique bem e até a próxima!

* Dicionário de Português – Edições Poliglota.

Mais postagens de Lia Soares