Lia Soares

Lia Soares

Mulheres de atitudes fortes

lia_soares234x132

É notório que a mulher hoje atua em praticamente todas as áreas e sua presença nos meios políticos, corporativos e lideranças familiares está cada vez mais expressiva e influente. Não quero julgar ou criticar os homens, não se trata disso. Apenas quero destacar o quanto contribuímos com nossa sensibilidade, delicadeza e visão sobre a vida, na quebra de paradigmas, na luta contra a violência e preconceito, e no exercício do livre arbítrio.

Para elucidar o tema, acredito na força do exemplo de quem decidiu encarar todas as adversidades e à sua maneira fazer o que todos diziam ser impossível. Divido com você a história desta mulher, que embora viva em lugar e realidade totalmente distintos das brasileiras, é um exemplo do poder feminino diante de ambientes inóspitos.

A birmanesa Daw Aung San Suu Kyi é uma mulher bonita, pequena e atraente. Veste-se femininamente, e sempre usa flores naturais para enfeitar os cabelos. Apenas lendo esta descrição, você diria que ela é uma líder revolucionária? Suu Kyi enfrentou o ditador de seu país e lutou pelos direitos humanos e pela restauração da democracia, sempre de maneira pacífica. Sua luta lhe rendeu um bom tempo de prisão domiciliar, mas não passou despercebida. A delicada revolucionária foi laureada em 1991 com o Prêmio Nobel da Paz.

Você deve estar pensando: “Ah, mas este é um caso isolado”. Não é não. Diariamente encontramos mulheres travando verdadeiras batalhas silenciosas em suas vidas. Seja no lar, no escritório ou nos movimentos sociais, sempre há uma mulher pensando e lutando pela sobrevivência e bem estar de sua família, de um grupo ou de uma corporação.

Na cerimônia de entrega do Nobel da Paz, Suu Kyi usou seu poder de liderança para conclamar os cidadãos do mundo como aliados para sua causa, com a frase: “Use sua liberdade para promover a nossa”. Uma mulher de constituição frágil, mas com atitudes fortes. Trazendo este exemplo para o mundo corporativo, Suu Kyi representa aquele líder que, utilizando bem suas competências, busca a cooperação de diversas áreas através do diálogo, inspirando o trabalho em conjunto para atingir resultados.

Vamos nos encontrar neste espaço regularmente e conhecer aqui exemplos de mulheres que podem inspirar nossas vidas e carreiras, com uma perspectiva do mundo corporativo, suas estratégias e cases.  São abordagens para que possamos refletir, amadurecer idéias e criarmos nosso próprio caminho.

(A Birmânia, atual Mianmar, fica ao sul da Ásia continental. Hoje, Suu Kyi está viajando pelo seu país, em plena campanha como candidata a um lugar no parlamento, nas eleições de abril deste ano.)

Mais postagens de Lia Soares