Dani Rabelo

Dani Rabelo

Jornalista do WSCOM Online, sócia e editora-chefe do Portal Mulher de Fato, cantora nas horas vagas, tagarela, observadora, carioca da gema e pessoense de coração.

Mocassim: Mais um masculino que virou feminino

dani_novo2

Parece que cada vez mais a moda masculina está invadindo o universo feminino. Especificamente neste caso não estou falando de roupas, porém, de sapatos. Alguns modelos de calçados já possuem a sua “versão mulher” há algum tempo, no entanto, não podemos negar que agora existem muito mais opções, e com elas, apareceram novas texturas, novos detalhes e novos materiais.

Três modelos de sapato masculinos que me chamam à atenção são o Oxford, Slipper e o Mocassim. Os dois primeiros foram a sensação das estações passadas, mas agora parece que o momento é do Mocassim.

Detalhe, existem pessoas não acham que o Slipper não é um calçado masculino. Cada um com a sua opinião ;).

Vamos saber o que marca cada modelo? Então vai lá:

Oxford: Na regra geral eles são todos amarradinhos e totalmente fechados. O diferencial de cada um está justamente nos detalhes, ora mais afeminados, ora mais rudes.

Slipper: O modelo é inspirado nos chinelos de veludo usados com pijama. Basta lembrar dos filmes americanos, que sempre tinha alguém que calçava um slipper para pegar o jornal.

Mocassim: A história informa que ele foi criado pelos índios norte-americanos, sendo feitos de couro e sem salto. A sola do sapato subia pelos lados e pela ponta dos pés, e se juntava com uma peça em couro em forma de "U".

Atenção meninas, o Slipper vai continuar nas vitrines no verão 2013 aderindo as tendências da estação, que são cores fortes, cores fracas e estampas florais. O Oxford ficará um pouco mais escondidinho por causa da sua cara “sapato de inverno”, mas nada de deixá-lo do armário, uma combinação com shorts, jardineira, calça colorida, vestidinho… fará dele também a cara do verão.

Vamos agora para o assunto principal, o que deverá ser o xodó das fábricas de sapatos: o Mocassim. Para quem não sabe, sou fã de sapatos, e claro, já possuo os meus exemplares, e na minha opinião os danadinhos combinam perfeitamente com um estilo mais despojado (vestidos, shortinhos, saias e calças skinny e legging).

As sapatilhas que se cuidem, os Mocassins surgem como uma excelente opção para incrementar o visual.

Os modelos tradicionais são feitos de camurça, e no verão, elas devem aparecer nas cores da estação, mas também deveremos encontrá-los com misturas de materiais, estampados, podendo ainda aparecer nos modelos altos.

Se você ainda está com dúvidas de como usar o Mocassim, seguem algumas dicas:

Modelos rústicos: Combinam perfeitamente com estilos étnicos
Modelos de camurça e franja: Vale usá-los com roupas com estampas florais, cintos de couro e bolsas carteiro
Modelos em cores vibrantes: Combinam com peças básicas para ser o principal elemento da produção
Modelos com acabamento em verniz: Deve ser usadas à noite ou em ocasiões especiais, pois são sapatos mais elegantes

Gostou da sugestão? Nunca colocou um no pé? Entre na sapataria, escolha um que tenha os eu estilo e faça o teste 😉

Confira alguns looks com Mocassim:

Mais postagens de Dani Rabelo