Denise Lemos

Denise Lemos

Diretora Executiva do Portal Mulher de Fato, CEO Up Branding Marketing Digital, CEO Startup 28Dias.

Maquiagem: kit básico de sobrevivência

foto_facebook_12

Oi, meninas! Tudo bem?

Essa semana eu queria falar de algo sobre o qual já recebi várias perguntas, e acredito que muitas meninas tenham as mesmas dúvidas! 
“Não tenho nada e vou começar a comprar a minha maquiagem, compro o quê?”
“Quais produtos são realmente fundamentais de se ter na nécessaire”?

Se você já tem a sua maquiagem, não vai jogar fora ou fazer doações e comprar tudo de novo não! Desnecessário. Basta adaptar. Além do mais, o que eu acho básico, pode não ser a mesma coisa que você acha. Vou falar aqui sobre a minha opinião, o que eu costumo usar mais, o que observei ser de maior serventia na hora de viajar, quando falta espaço na bolsa…

Vamos à listinha! Caneta e papel na mão? Tablet para as mais modernas? Serve.

1. Base – Fundamental. Fundamental. Fundamental. Tanto que hoje, eu uso muito só a base, sem pó, e fica ótimo. Esse produto é um dos mais funcionais da nossa nécessaire. Quem puder ter mais de uma, com mais de uma tonalidade, melhor, pois às vezes estamos com a pele do rosto mais branquinha, às vezes mais bronzeada, às vezes temos algumas espinhas que deixam a nossa pele com a tonalidade rosada… enfim. Eu gosto de base líquida, mas existem no mercado também a cremosa, mousse, em bastão, em pó… Não sou muito a favor da base em bastão, pois a textura é muito grossa, e seca rápido, então tem que espalhar rápido pra não manchar!  Quanto à cor, na hora de comprar, devemos testar no rosto, nada de testar no antebraço, ou no dorso da mão. Na maioria das lojas, a vendedora espalha no rosto todo pra testar a cor.

Cor ideal = uniformidade + transparência. Não encontrou? Compra o tom mais próximo e balanceia com o pó. Se a base for mais escura, pó mais claro, e vice versa. Há quem misture duas bases pra atingir a cor ideal. Válido se forem duas bases da mesma marca, hein? Eu uso as bases do Boticário, linha Make B., e da NYX e super indico a da Mary kay. A base da Natura, linha Diversa também é muito boa, minha gente, mas é complicado de verdade acertar a cor por catálogo. Quem tiver mais uma graninha pra investir, Maybelline, Contém 1g, Lancôme ou Mac, por favor. Eu disse investir, porque não é gasto, é investimento. A Base salva uma maquiagem, e é ela que segura seu look no calor, abafa a oleosidade da pele… com certeza vale a pena gastar um pouquinho mais. Existem trilhões de marcas legais no mercado, com funcionalidades diferentes, mas depois falamos mais especificamente sobre elas.

2. Corretivo – Em bastão, líquido, cremoso, o que achar melhor. Eu gosto cremoso ou em bastão. Lembra que eu disse que base em bastão tem a textura grossa e espalha pouco? Pois, corretivo grosso é MARA! (bem novinho…). Não corre o risco de espalhar demais e ficar uma área maior do que se quer com corretivo. Porque tem que espalhar todo o produto, depois que está na pele não dá pra tirar sem tirar as camadas anteriores. Botou demais? Espalha, espalha e espalha. No entanto, em peles mais maduras, com linhas de expressão ou para áreas difíceis, quanto mais líquido melhor. O ideal é ter dois tons. Um mais claro que a pele e um no mesmo tom. O mais claro corrige as imperfeições e o outro uniformiza com a base. Eu não conheço muitos porque uso a minha paleta-de-corretivos-que-não-tem-marca-comprada-na-internet e ela é extremamente funcional e diversificada, tem vários tons; mas, eu costumo usar aquela 3 em 1 Avon – Ideal Shade da Avon como corretivo, a textura dele é maravilhosa.

3. Pó – Toda mulher tem um pó. Pelamordedeus. É a coisa mais fácil de comprar e de usar.  Pra escolher a cor, basta testarmos no rosto. Desaparece na pele? É esse. Vale a mesma regrinha de compensação utilizada na base. Se você já tem uma base clara demais, compre um pó pra balancear. Eu gosto de aplicar o pó com pincel, acho que fica mais uniforme e que é mais fácil de corrigir excessos, mas tem quem ame a esponjinha. Bom… existem dois tipos de pó. O Pó compacto e Pó facial (aquele pó soltinho, que derrama que é uma beleza). O pó compacto tem uma textura mais pesada, deixa uma camada mais grossa na pele e é mais interessante para ser usado sozinho, isto é, na ausência de outro produto de cobertura embaixo (apesar de eu mesma usar por cima da base, quando uso e fica um “rebôco” mesmo, acho lindo, dá licença?). O pó facial deixa uma aparência mais natural na pele, por ser um pó solto, se espalha melhor (inclusive em todos os cantos do seu quarto e da sua roupa), e fica ótimo quando usado por cima da base e do corretivo. Por outro lado, não dá pra levar na bolsa pra retocar no meio da festa. Confesso que só tenho o compacto, mas já estou tentada a comprar um facial.  Quem puder, tenha os dois. Se não, o compacto resolve o seu problema. O importante é você comprar o que você se sente à vontade pra usar. Por exemplo, o Facial de O Boticário vem com o pincel embutido, facilita um pouco (um pouquinho) a aplicação. O da NYX é mais em conta, mas eu nunca usei. Vale a pena testar! Compactos eu gosto do da NYX, do da linha Intense, de O Boticário… como o compacto geralmente se usa por cima da base, quanto mais suave melhor. É o produto mais fácil de se utilizar qualquer marca.

4. Blush –  Meninas, qualquer marca serve, o importante do blush é a COR. E como esse post é de sobrevivência, eu sempre sugiro comprar apenas um blush em tom terroso, fica bem em quase todos os tons de pele. Se puder, aqueles com efeito mosaico são perfeitos! Os mosaicos da NYX são maravilhosos, aquele da AVON também, embora o da Avon só tenha uma cor disponível! Mais adiante farei um post sobre como usar as cores em favor do tom de pele, pois obviamente existem várias cores no mercado, rosa, vermelho, coral, vinho… mas aí é questão de gosto e tom de pele e algumas cores só se usam para efeitos. Por enquanto se atenham ao bronze, ou marrom. Tenho um com brilho e um sem brilho, e resolve uma vida. É sério. Esse fim de semana maquiei trocentas garotas e todas com o mesmo blush. Outras marcas do coração são : Daillus (é um que vende em farmácia, minha gente, baratíssimo) e Natura (linha aquarela, um que é uma bolinha pequenininha).

Esses quatro itens são básicos e estão presentes em qualquer maquiagem que se preze. Existem outros itens, como primer, iluminador, corretivos coloridos… mas para um kit básico, esses bastam. De repente falo sobre os outros itens depois!

Pele devidamente preparada, vamos ao básico do supérfluo.

1. Primer para olhos –  Esse sim, eu digo que é ESSENCIAL. Fixador de sombra. Qualquer sombra de qualquer marca fica maravilhosamente pigmentada se você utilizar o primer antes de aplicar. Sem falar que a sombra vai durar mais. Também serve pra aplicar glitter. Minha gente, é a modernidade em forma de maquiagem. Eu amo e não consigo mais usar sombra sem o primer antes. Eu uso o Primer para Olhos da O Boticário, e gosto muito, mas já usei também o da Koloss, que é baratinho, vende em qualquer loja de cosméticos aqui de JP, e resolve direitinho! A vantagem daquele é que é uma bisnaga, enquanto esse é um potinho com o creme, então você não coloca a cor da base em contato com o primer, e não suja, mas a funcionalidade do produto é exatamente a mesma! Também sou louca para experiementar o famoso primer para olhos da Urban Decay! Quem já ouviu falar? É o queridinho das blogueiras! Tá na minha Wish List! (Natal tá aí….)

2. Sombras – Me diz aí alguma mulher que não tenha pelo menos uma paletinha de sombras? Nenhuma. Gente, eu sou super a favor de milhões de cores, mas é bem verdade que a maioria de nós (inclusive eu) termina usando sempre as mesmas cores. Então, pra quem está montando seu kit, eu aconselho a compra de apenas algumas cores básicas, unitárias (duram mais e são portáteis, hehehehe) e quem gosta de usar uma corzinha, uma paleta pequena, mas com cores significativas! As minhas cores básicas são preto sem brilho, cinza (não é prata), marrom, bege e um pigmento bem brilhoso de qualquer cor. Ponto Final, não tem erro e dá pra fazer muitas combinações pro dia e pra noite só com essas aí. Existem uma infinidade de tipos e de marcas .Eu gosto de marcas como Bless, Mary Kay, Nyx, Yes Cosmetics… Essas são unitárias. Cores básicas eu acho que devem ser unitárias, por princípio!  Como eu sou maquiadora, é meu dever ter toooodas as cores do universo, né? Tenho uma paleta coloridona, da Manly, e to cobiçandouma paleta-sem-marca-vendida-na-internet, mais conhecida como “warm” que é toda em tons terrosos, passando pelo preto, cinza, branco… é maravilhosa!  Agora a paleta que está no meu coração é a Naked, da Urban Decay…. Ain…. Queriaaaaaaaaaaaaaa!!!

E os tipos? Tem sombras de todos os tipos no mercado, com brilho, sem brilho, com glitter, puro glitter, asa de borboleta, pigmentos e por aí vai. Mais adiante farei um post explicando cada uma delas e onde reside a diferença.

Depois do primer… me arrisco a dizer que QUALQUER UMA SERVE. Eu escolho apenas pelas cores. A que tiver cores mais bonitas… eu levo! Cores que estão em alta: Azul Marinho, Verde Musgo, Roxo, Vinho, Coral, Chumbo… Além dos clássicos Preto, Marrom e Dourado! Se joguem!

3. Lápis – Preto, preto e preto. Bom mesmo é ter um preto, um marrom e um bege. Mas quem tiver só o preto também já está mais que preparada. Preto, eu só e somente só aconselho duas marcas na vida, (mas isso é porque quando eu encontro uma marca que gosto, paro de testar as outras! Mania feia.) Lápis Kajal da Natura, e lápis Toque de Natureza. O da Natura todo mundo já sabe onde encontrar mas o Toque de Natureza quase ninguém conhece, conheci nos blogs da vida, e hoje em dia eu aposentei o meu Kajal, só uso ele. Desliza que é uma beleza e é a prova d'agua mesmo (além de ser 3 vezes mais barato)! Comprei pela internet nesse site aqui; http://www.shopbela.com.br/maquiagem/toque-de-natureza.html , pois nunca vi no mercado de João Pessoa. Quem souber de outra marca boa de lápis vai me dizendo!

4. Rímel – Sobre esse item, nem preciso comentar, né? Primeira necessidade. Não dá pra fazer uma make decente sem rímel, não dá, não dááááááá!!! Comprem um de qualidade, por favor. Eu indico para todo mundo o Colossal Volum Express da Maybelline. O nome assusta, mas ele não é caro, já falei sobre ele em um post anterior. É maravilhoso. Já usei vários, inclusive da mesma marca, a Maybelline, e não são tão bons quanto ele. Agora eu digo uma coisa: prepare o demaquilante, porque ele demora pra sair, viu? Existem outros fantásticos no mercado, mas puxo a minha sardinha pra esse mesmo e pronto.

Quem quiser e puder ter um rímel incolor também, ótimo. Gosto pra passar nas sobrancelhas pra tirar o excesso de produtos que se acumula nelas, mas um cotonete com água dá no mesmo!

5. Batom – Item final da lista básica de qualquer mulher. Todo mundo usa batom. Nem que seja um glossinho (essa palavra existe?) incolor. Cor é questão de gosto. O que importa mais é a qualidade. Existem ótimos batons a preços acessíveis. Os famoooosos batons da MAC são sim, muito bons, mas há substitutos à altura! O Boticário, Contém 1g, Avon, Natura.. são apenas algumas das trilhões de marcas nacionais que são muito boas, obrigada! Não vou falar muito de batons aqui. Acho legal termos algumas cores básicas, como vermelho e cor de boca. Pra mim é suficiente. Não gosto muito de rosa não, mas quem gosta, entra também nas cores básicas, viu?

6. Acessórios – Tão importante quanto os produtos são os acessórios. Não é preciso comprar aquele super kit de pincéis, basta um pra pó, um pra base e um pra blush. Quem quiser comprar um pra corretivo ótimo. Quem não quiser passar corretivo com os dedos que faz o mesmo efeito. Esponjas extras nunca são demais, pra limpar aquele borradinho, pra substituir a esponja acabadinha do pó… Os pincéis que vêm nos kits de sombra são mais que suficientes, mas quem compra sombras unitárias, que não vêm com pincéis, é bom comprar também um conjuntinho de pincéis pra sombra. Tudo isso é baratinho, minha gente, não se preocupem em comprar pincéis de marca, pois aqueles que vendem em lojas de cosméticos, como os da Marco Boni, por exemplo, são muito bons. Ah, e é sempre bom ter por perto demaquilante, algodão e cotonetes na hora de fazer a make!

Pronto, meninas, esse é o Kit de primeiros socorros da mulherada. Agora se for pra falar de itens não-tão-básicos-assim… Posso falar mil anos aqui e não será suficiente.

Maquiagem é isso! Teste de cores e texturas. Tudo isso eu aprendi praticando e me dá o maior orgulho passar pra vocês! Posso assegurar que com esses itens dá pra sobreviver tranquila à qualquer festa, inclusive casamentos! Não acredita? Só me chamar pra fazer a make que eu mostro! hehehehehe! Beijo grande e até o próximo post!

Mais postagens de Denise Lemos