Dani Rabelo

Dani Rabelo

Jornalista do WSCOM Online, sócia e editora-chefe do Portal Mulher de Fato, cantora nas horas vagas, tagarela, observadora, carioca da gema e pessoense de coração.

E o Lurex voltou

dani_novo21

Olha mais uma vez a moda fazendo com que muita gente “morda a língua”. Adaptadas aos dias atuais, algumas modas de antigamente estão resurgindo lindamente, e fazendo com que modelos, tecidos e formas usadas pelas nossas mães sejam usadas pelas filhas.

Se eu for contabilizar quantas coisas estão ressurgindo, vou acabar perdendo a conta, mas para mim esse é o bacana da moda. Tente comparar o seu álbum de retratos com o da sua avó, mãe ou tia. Muita coisa que elas usavam naquela época está de volta com “gosto e gás”, porém, com novas modelagens, novos tecidos, novas cores, novas misturas… 

Especificamente neste texto vou falar sobre o lurex. Acho que até para quem não sabe o que é lurex, já deve ter visto esse tipo de tecido exposto nas vitrines de lojas de todo o Brasil.

Hit dos anos 70, e super divulgado através da novela global Dancing Days (quem não se lembra das meias brilhosas de Sônia Braga?), o lurex é um fio têxtil recoberto por uma película de poliéster que lhe dá um aspecto metálico. Com esse tecido é possível fazer meia calça, saia, blusa, casaco, cardigans…. o que a imaginação mandar.

Já usado no verão 2012, o lurex segue com força total nas coleções outono/inverno 2012, fazendo dos dias cinzas, um pouco mais iluminados. Por causa dos fios brilhosos, lembro que antigamente o tecido “pinicava” no corpo, mas agora (e viva a tecnologia), existem malhas com um toque mais confortável. Ainda existem os que “furam”? Sim, e por isso vale fazer uma boa pesquisar antes de comprar a sua peça brilhosa.

A dica básica para compor um look moderno, sem perder a “mão”, é misturar o lurex com uma outra peça opaca. Ah sim, lurex também é para ser usado de dia, dando um “toque” ao seu visual. A sugestão é deixar as peças claras (neutras) para o dia e as escuras para a noite.

Para quem não quer se arriscar com tanto brilho, que tal comprar uma peça nude (o velho e bom bege)? Uma regata para o verão nordestino, ou um cardigan para o nosso falo inverno.

Dias de brilho para vocês! ;D

Mais postagens de Dani Rabelo