Linda Susan

Linda Susan

Graduada em Nutrição e mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba. É consultora do PAS/Mesa. Atualmente é professora da Escola de Nutrição da UFBA.

Doce de Banana: Prá adoçar a vida!

linda_susan234x132

Sempre que penso em doce, e ultimamente tenho pensado muito rs rs rs,. . . – após a menopausa há redução da serotonina que é o hormônio do bom humor e que regula o sono, daí a necessidade de comer doce ( glicose ). A banana é considerada a fruta do bom humor além de ser rica em carboidrato e potássio, é rica em triptofano precurssor da serotonina.

Doce é prazer, como dizia minha mãe exímia doceira, um bom doce “é de lamber os beiços “ cresci no meio de tachos ,panelas ,colheres de pau, e aroma de caramelo que deixava minha infancia mais feliz e mantém minha memória gustativa ativa. Pesquisando sobre gastronomia entendi porque morando em Patos em pleno sertão paraibano sem produção de frutas na época, na minha casa tinha tantos doces variados, era a forma de conservar as frutas e manter sua prole alimentada, sabia mulher!

O doce feito em casa mantém a qualidade nutritiva da fruta mais do que o industrializado, no entanto é preciso comer com moderação porque é calórico e de fácil metabolização. Aí o Provérbio 25:16 se aplica.

Outra dica nutritiva é comer com moderação e de preferência na sobremesa, porque no almoço temos alimentos ricos em fibras que colaboram para o uso adequado do açúcar.

Bom…tanta conversa e você leitora do Mulher de Fato está pensando, e a receita?

Lá vai…

Doce de Banana

Ingredientes

   1kg de banana sem casca cortada em rodelas

    1/2kg de açúcar cristal ou demerara (( intermediário entre mascavo e cristal)

    1 pau de canela

    05 cravos da índia

    02 xícaras de água

Preparo:

Misture bem coloque no fogo, quando ferver baixe o fogo e mexa de vez em quando. Aguarde o ponto de fio ( quando você levantar a colher e deixar escorrer o caldo e este formar um fio)

Sirva frio em tacas e decore com um pau de canela.

Bom apetite!

Dica de amiga, compartilhe as calorias e o prazer.

Foto: União

Mais postagens de Linda Susan