Cristiani Meller

Cristiani Meller

Cristiani Meller, Analista Financeira e Gerente Comercial do Portal Mulher de Fato.

Constrangimento ou Elegância?

Tema muito recorrente é sobre o que fazer nas relações, nas quais mesclamos negócios com amizade ou parentesco. Diante da informalidade que rege a relação das partes, na hora de se fechar um negócio, algumas vezes surge a dúvida sobre cumprir ou não certas formalidades, pelo receio de se causar algum constrangimento.

Nesta hora temos que, em poucos segundos, tomar uma decisão: tratar como todos os outros clientes/ contratantes, ou fazer uma “concessão” eliminando ou diminuindo alguma exigência como denominação de confiança e satisfação pela negociação.

Importante saber que sempre deve haver margem para uma concessão, ainda que não seja em tratativa com conhecidos. Neste caso recomendamos que sejam adotadas inicialmente todas as medidas de praxe, se for presencialmente, que sejam assinados todos os papéis e esclarecidas as regras, do modo mais detalhado possível.

Caso a negociação seja por telefone, solicite ou encaminhe um email com as condições negociadas, quantidade, preço, prazo de entrega, forma de pagamento e demais informações, não pense que perguntar será um gesto de desconfiança ao contrário, faça com simplicidade e humildade todas as perguntas que achar necessário e agradeça a atenção.

Se houver adiantamento, taxa de reserva, etc., também deve ser tratada e cobrada ou paga.
Se você é o cliente, não aceite uma concessão que seja onerosa para a outra parte, prefira cumprir com toda a formalidade, é mais elegante. Se vier algo como extra, desconto ou brinde, ao final, receba e agradeça a gentileza, pessoalmente ou por telefone, e melhor ainda indicando a experiência.

Bom lembrar que se é seu amigo, mas você não tem nenhuma referencia, será melhor que procure discretamente as referencias, ou inicie com um contrato mínimo. Não é porque é seu parente ou amigo que vai conseguir atender sua expectativa, ainda que tenha boa intenção e aí, a relação que você queria prestigiar, pode ir por água abaixo.

Seja sempre claro nas suas expectativas e possibilidades, trate com muito profissionalismo e satisfação, dando um passo de cada vez, cumpra todo o combinado e comunique-se sempre mais do que faria com um desconhecido, seja franco, respeite o compromisso, desculpe-se com honestidade se cometeu algum erro e assuma-o. Certamente isso evitará constrangimento e você será visto como alguém confiável e elegante.
E é o que se espera de amigos!

Tatiana Amaral

 

Mais postagens de Cristiani Meller