Linda Susan

Linda Susan

Graduada em Nutrição e mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba. É consultora do PAS/Mesa. Atualmente é professora da Escola de Nutrição da UFBA.

Boas dicas para curtir a folia de Carnaval

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O Carnaval chegou, e com ele vem muita folia. Para aguentar esses dias de festa com muita disposição e sem esquecer a saúde, dei valiosas dicas de como se alimentar e o que beber em uma entrevista exclusiva para o Portal Mulher de Fato. Vejam só:

MF:  Qual a alimentação ideal para quem vai cair na folia durante esse Carnaval?

Linda Susan: Durante o período que antecede o carnaval, é indicado consumir carboidratos complexos, como cereais integrais, leguminosas, frutas, verduras, grãos, raízes e tubérculos para armazenar glicogênio muscular e hepático e manter  o nível glicêmico (glicose no sangue)
durante a folia.

MF:  Qual a importância da reposição de líquidos para o corpo do folião?

Linda Susan: O catabolismo, ou gasto energético, utiliza água e o calor aumenta a
temperatura corpórea. Isso faz com que a sudorese aumente, com o objetivo de baixar
a temperatura, causando perda de líquidos, que precisam ser repostos para
prevenir a desidratação.

MF:  Já que o carnaval é uma festa que exige muito do corpo, os carboidratos podem ser incluídos no cardápio?

Linda Susan: Os carboidratos são a fonte mais adequada e mais barata para produção
de energia e devem ser utilizados, antes, os complexos para armazenar energia, como raízes, tubérculos,  grãos integrais, feijões. Já durante a folia, são indicados os carboidratos simples, como açúcares, mel, doces e rapadura, para uso imediato de energia e manutenção do nível glicêmico. Já após a folia, para reequilibrar o organismo, é importante consumir primeiro os carboidratos simples e depois os complexos.

MF:  As bebidas energéticas são boas opções para o folião?

Linda Susan: Se o folião fizer um planejamento dietético, não há necessidade, mas sim
de hidratação com água, muita água, principalmente se estiver consumindo bebida alcoólica.

MF:  A ingestão de álcool até que ponto não vai prejudicar o corpo? E quais os efeitos posteriores?

Linda Susan: O  álcool é prejudicial à saúde sempre, principalmente o excesso. Provoca, além do problema social, o aumento da criminalização. Em relação à saúde, aumenta a diurese (eliminação da urina), o que provoca a desidratação com perda de eletrólitos, de água e de vitaminas hidrossolúveis. A  longo prazo, os danos são inúmeros, mas principalmente os danos hepáticos.

MF:  As gorduras e proteínas, como devem ser consumidas?

Linda Susan: As fontes de gorduras e proteínas são os óleos e carnes, peixes e laticínios, respectivamente, e devem ser consumidos com moderação, porque tem digestão lenta e exigem energia para sua digestão, o que pode diminuir a energia (glicose circulante).

Depois dessas dicas, é só seguir tudo direitinho e cair na folia. Bom Carnaval!

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