Denise Lemos

Denise Lemos

Diretora Executiva do Portal Mulher de Fato, CEO Up Branding Marketing Digital, CEO Startup 28Dias.

As redes sociais são uma nova plataforma para o e-commerce?

thais_cabral234x132

Foi pelo Facebook que eu escolhi o meu ovo de páscoa desse ano. Foi no Twitter que eu vi uma blusa de uma determinada marca que gosto e fui na loja comprar. Também foi no Twitter que fiquei sabendo da promoção de passagens, que me garantiu um preço bem mais em conta para a minha próxima viagem. Hoje as redes sociais são mais do que canais de relacionamento, estão se tornando canais de pré-venda.

A grande dúvida é como as marcas devem se relacionar com seus consumidores nas redes sociais. Algumas estão acertando a medida, outras ainda não.

Os consumidores ganharam voz. Um cliente satisfeito pode elogiar uma marca nas redes sociais e atingir os seus amigos. Da mesma forma, um cliente não-satisfeito pode usar suas redes sociais para detonar uma marca. Os amigos que concordam vão repassar aquela informação, e os que não conseguem emitir uma opinião vão passar essa informação pra frente da mesma forma. 

Só que, dependendo da relevância, essa informação pode tomar uma proporção gigante, já que é um amigo seu ou um amigo do seu amigo que está afirmando que aquela marca é boa ou não. Assim, a opinião vale muito mais. O poder está muito maior.

Muitos podem se perguntar: então devemos deixar de investir nas mídias tradicionais para partir para as mídias digitais, mais especificamente as redes sociais? Não, não acredito nisso. O que temos hoje é uma integração entre essas mídias. Quem assiste um programa de TV, vai no twitter  comentar. Quem lê um comentário interessante no Facebook sobre um determinado programa, liga a TV para assistir. E assim estamos vivenciando uma nova era da informação, onde a vivência deixa de ser só off ou online, e passa a ser off-online.

Mais postagens de Denise Lemos