Linda Susan

Linda Susan

Graduada em Nutrição e mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba. É consultora do PAS/Mesa. Atualmente é professora da Escola de Nutrição da UFBA.

A Andorinha dos Beirais

linda_susan234x1322

Quando conheci a Drª Maria Anunciada Agra Salomão, ela era mais um profissional que iria trabalhar no programa PREV-CENTRO DE DIABETES E HIPERTENSÃO, elaborado e coordenado por mim em Cabedelo (PB). Estávamos em meados de 1995. Logo percebi que ela não era mais uma médica, era um profissional cuja visão de qualidade de vida fundia-se com a minha. Prevenção em saúde, fosse prevenção de doenças ou das sequelas destas.

Nos tornamos parceiras. Junto com outros profissionais e com a população assistida, diabéticos, hipertensos e seus familiares, fizemos um bom trabalho. Ao deixarmos o programa, por falta de visão dos gestores, nossa semente já tinha se tornado árvore que daria futuramente frutos. O programa sobreviveu porque os assistidos o transformaram na ONG Idade em Movimento.

Andorinha dos beirais

Eu e Maria tomamos rumos diferentes profissionalmente, mas fortalecemos a amizade. Aprendemos a nos conhecer melhor e a planejarmos e a colaborarmos com os projetos uma da outra, eu como professora e ela como educadora em saúde voluntária.

Maria e Linda, já nos tratávamos com intimidade própria dos que se amam e se respeitam. Maria iniciou o seu trabalho de Mecenas, não aquele que tem a arte como atividade lucrativa, mas aquele que tem na arte o agente transformador, o instrumento de educação e de mudança comportamental. Hoje ambas somos professoras, ela continua andorinha-dos-beirais.

Lá ia nossa mecenas… os colégios públicos das periferias eram seu ambiente de caça-talentos, os jovens problemas o seu alvo, prepará-los para atuar em suas esquetes o seu desafio. Jovens identificados, começa o trabalho. Disciplina, obediência, compromisso, responsabilidade, respeito, credibilidade, amor, afeto, etc… palavras que não faziam parte do vocabulário dos jovens selecionados, mas que precisavam se tornar real na vida deles. Seriam agentes transformadores, nas comunidades, nas escolas, nas faculdades, nas empresas públicas e privadas, mas antes precisavam ser agentes transformadores da suas próprias vidas. DESAFIO!

E os esquetes foram elaborados, ensaiados e sendo apresentados, Bebê a Bordo (virou revista em quadrinhos), Tum Tum Tac Coração (vídeo no Youtube), Be a Bá da Diabetes, Jardim dos Sonhos (meio ambiente/saúde) e outros. O Blog Arte para a Vida registra as atividades desta andorinha-dos-beirais.

A incansável voluntária quer fazer mais… Projeto Fuxico é mais um sonho. Segundo ela, inspirado no fuxico, que é um trabalho artesanal das paraibanas, e, quando se juntam vários fuxicos, obtêm-se uma colcha, por exemplo, que vai cobrir alguém. Esta cobertura é para adotarmos uma criança. Cada profissional que aceitasse o convite adotaria uma criança, acompanhando-a em visitas domiciliares e buscando minimizar as carências. Eu e uma amiga médica aceitamos.

A andorinha-dos-beirais anuncia, no território português, a chegada da Primavera e o adeus ao frio do Inverno. Além da sua grande resistência e capacidade de orientação, a andorinha é uma ave que exibe uma grande agilidade enquanto voa, o que lhe permite fazer voos rasantes sem qualquer perigo para a sua integridade física.

Assim a andorinha Maria, não é à toa que seu segundo nome é Anunciada, vem anunciando a Primavera em muitas vidas, perfumando, colorindo e transformando a vida de muitos. Principalmente, de alguns jovens que eram fadados ao fracasso.

Por isso e muito mais que não está registrado aqui, a minha Mulher de Fato  é Maria Anunciada Agra Salomão e nela eu presto uma homenagem a todas as Marias do mundo que anunciam a Primavera e que, quando se juntam, vivem e fazem viver o verão.

Mais postagens de Linda Susan