Cidadania

Homens querem igualdade de gênero no Brasil tanto quanto as mulheres: entenda

Atualizado em: 11/04/2017

trabalho-igualdade-inimigos-0117-1400x800

A igualdade de gênero, atualmente, não é uma assunto tratado apenas por mulheres. Há um aumento no desejo masculino, para que o tema se torne uma realidade significativa.

Dados do Ibope e da ONU Mulheres revelam que o interesse dos homens pelo assunto chega muito perto do percentual das mulheres. Leia a matéria na integra abaixo.

Homens querem igualdade de gênero no Brasil tanto quanto as mulheres: entenda

Uma nova pesquisa do Ibope e da ONU Mulheres  divulgada pela Agência Brasil mostra que para os homens a promoção da igualdade de gênero é tão importante quanto para as mulheres. Enquanto 71% dos homens se preocupam com o tema, o número cresce para 78% quando considera-se apenas as mulheres. Essa diferença já foi muito maior.

Importância da igualdade para eles e elas

No geral, os dados indicam que 75% dos brasileiros consideram de grande ou extrema importância que gestores e legisladores desenvolvam políticas de promoção da igualdade entre mulheres e homens. Para a representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, as informações estão de acordo com os desafios assumidos pelo governo brasileiro na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

“Passamos a ter dados sobre as percepções de brasileiras e brasileiros sobre as suas condições de vida no contexto das relações de gênero, assim como a indicação sobre o que deve ser feito por prefeitas e prefeitos em áreas fundamentais da vida de uma cidade”, disse a representante, em nota.

amigos-deitados-parque-0217-1400x800

Ainda de acordo com o estudo, 81% das mulheres consideram muito ou extremamente importante a igualdade no mercado de trabalho, enquanto 73% dos homens têm a mesma opinião. Os mesmos percentuais (81% das mulheres e 73% dos homens) consideram o “acesso e desenvolvimento na educação e na cultura” muito/extremamente importantes na garantia de igualdade de gênero.

Além disso, 72% das mulheres e 65% dos homens percebem como muito ou extremamente importante o desenvolvimento de políticas de incentivo à participação das mulheres em igualdade de condições e oportunidades nos partidos políticos e governos. Para a ONU Mulheres, a análise dos dados segmentados por gênero evidencia como as mulheres tenderão a cobrar mais reconhecimento e garantia de direitos às novas gestões das prefeituras e legislativos municipais.

Fonte: Vix

 

Cidadania