Cidadania

Designer faz tratamento de beleza gratuito para pacientes com câncer

Atualizado em: 15/05/2014

cancer

Para elevar a autoestima de pacientes com câncer, a designer Alessandra Gomes desenvolveu o projeto “Superando com estilo”, em Mineiros, no sudoeste goiano.

cancer3

As mulheres recebem gratuitamente tratamento e dicas de beleza. A ação está dando certo e atrai, inclusive, mulheres de outras cidades. Um delas é a dona de casa Valdete Augusta de Jesus, que viajou quase 500 km para ser atendida: “Você muda muito, é muito bom para o nosso ego”.
Valdete descobriu há um ano que possui um tipo de câncer raro nos músculos. Morando em Bela Vista de Goiás, ela conheceu o trabalho de Alessandra pela internet.
A idealizadora do projeto mantém uma página no Facebook em que compartilha histórias de pacientes e as ensina a cuidar da aparência. “Oferecendo a elas uma maquiagem discreta por exemplo, você pode substituir cílios e sobrancelhas. Enquanto lenços, turbantes e perucas podem também ajudar a emoldurar o rosto até que os cabelos voltem a crescer”, afirma Alessandra.
Inspirada no exemplo de mulheres que superaram a doença com a ajuda da autoestima, Alessandra criou o projeto neste ano. “Fragilizadas pela doença, a autoestima dessas mulheres é bastante afetada. Nessa hora elas podem utilizar artifícios que realcem sua beleza e dê mais ânimo para enfrentar as dificuldades do tratamento”, ressalta. Ela atende às portadoras da doença no próprio espaço de beleza, chamado Arte & Depilação.
Colaborar para o resgate da autoestima das pacientes emociona a idealizadora do projeto, pois, para ela, ver o resultado final torna o trabalho ainda mais gratificante. Ela conta que, ao cuidar das mulheres, se sente próxima delas. “Elas podem contar comigo sempre, mesmo que não more na minha cidade, eu estou sempre perto em coração, nas minhas orações”, diz.

cancer1Alessandra Gomes desenvolveu o projeto ‘Superando com Estilo’ (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

Fonte:G1

Cidadania