Bem Estar

Seu corpo funciona melhor se você deitar sobre o lado esquerdo; entenda

Atualizado em: 22/06/2015

posicao-dormir-melhor-digestao

Você já ouviu falar em Ayurveda? Essa milenar medicina indiana tem a boa digestão como um de seus princípios. Segundo seus ensinamentos, o fornecimento de toda a matéria-prima necessária às células é fonte de vigor e saúde para o corpo. Existe até uma para posição para deitar depois da refeição que faz com que os alimentos sejam bem digeridos.

Posição para deitar que melhora a digestão

O fisioterapeuta Henrique Bortolan, do instituto Palin, explica que a Ayurveda ensina a deitar-se sobre o lado esquerdo do corpo por 15 minutos após as refeições para que a digestão seja mais rápida e eficaz.

O benefício da posição estaria relacionado à sua ação sobre o sistema linfático, que sofre uma pequena compressão e facilita a liberação de enzimas digestivas. “Essas substâncias emulsificantes vão neutralizar todo o alimento que foi ingerido e otimizar o processo digestivo”, explica Henrique.

Um estudo holandês – conduzido segundo os preceitos da medicina ocidental e publicado no The American Journal of Gastroenterology – reforça que deitar sobre o lado esquerdo é a melhor opção para a digestão, mas dá outra explicação.

Segundo os pesquisadores, repousar sobre o lado direito provoca relaxamento do esfíncter do esôfago e aumenta as chances de acontecer um refluxo gastroesofágico, ou seja, a comida que estava no estômago subir em direção ao esôfago.

Bem Estar