‘Massa muscular’ e TPM são mitos ligados ao controle do peso

Usar salto alto faz mal para a saúde?
14 de maio de 2015
Neste mês de Maio, nossa Mulher de Fato é: ANA NERY
14 de maio de 2015

‘Massa muscular’ e TPM são mitos ligados ao controle do peso

Aquele papo de “não é que eu engordei, ganhei massa muscular” é mais ou menos verdade. “Qualquer ganho de peso em duas ou três semanas de exercício certamente não tem relação com aumento de massa muscular”, afirma Turíbio Leite de Barros Neto, fisiologista do esporte.

 

Segundo ele, ganhar um quilo de músculos em um mês é um desempenho “excepcional, para quem tem condições físicas muito favoráveis e está fazendo suplementação com proteínas”.

Mortais não atletas, que fazem atividade física regular, precisam de mais ou menos cinco meses para ganhar 500 gramas, segundo o fisiologista Paulo Roberto Correia.

Outra culpada pelo insucesso de muitas dietas, a TPM (tensão pré-menstrual) nem sempre faz com que o peso aumente. Quando isso acontece, é por retenção de líquidos causada pelo hormônio progesterona.

“TPM não engorda, incha. Conheço mulheres que ganham até dois quilos, mas isso não é comum. Se a mulher ganha peso, geralmente é pouco, menos de um quilo”, diz Carolina Ambrogini, ginecologista da Unifesp. O inchaço vem principalmente uma semana antes da menstruação e deve sumir uma semana depois. Se é o seu caso, fuja da balança nessa época.

 

Fonte: Da Redação com Folha Online

Cristiani Meller
Cristiani Meller, Analista Financeira e Gerente Comercial do Portal Mulher de Fato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *