Bem Estar

Exercícios para mulheres maduras

Atualizado em: 30/05/2017

exercicios-para-mulheres

Se exercitar é algo fundamental para um vida saudável e longínqua. Depois de uma certa idade, nosso corpo vai ficando mais devagar e é preciso estimula-lo para que possamos manter um pouco da rotina que temos.

Aqui vai algumas dicas, apar mulheres acima dos 40 manter uma rotina de atividades físicas e melhorar o funcionamento do corpo. Leia a matéria na integra, abaixo.

 

 

Exercícios para mulheres maduras

Toda mulher que chega à casa dos “enta” sabe que os 40 anos marcam uma fase de transformações físicas, hormonais e psicológicas. Quem já se exercita enxerga bem a diferença, já que exercícios para mulheres são fundamentais para lidar em meio a essas mudanças de forma tranquila e natural – enquanto quem leva uma vida sedentária pode ter mais dificuldade para se adaptar a essa nova etapa da vida, o que pode comprometer não só a saúde, como também o bem-estar.

A boa notícia é que mesmo que você não tenha o hábito de praticar atividades físicas, o momento é oportuno para iniciar uma rotina de treinos – claro, optando por exercícios mais adequados para sua idade, condicionamento físico e necessidades pontuais. É isso mesmo! Antes tarde do que nunca para levar uma vida saudável e equilibrada.

Se você tem mais de 40 anos ou mais, não adie mais o seu ingresso na rotina de exercícios, seja na academia ou ao ar livre. Veja a seguir quais são os exercícios físicos que podem combater a perda óssea e muscular, controlar os níveis hormonais, amenizar os sintomas da menopausa, otimizar a condição cardiorrespiratória e prevenir doenças oportunistas que costumam aparecer nessa fase, como o colesterol alto, a diabetes e a hipertensão.

 

4 Exercícios para mulheres

Caminhada

Nessa fase, o metabolismo não está mais tão acelerado como de costume. Você passa a queimar menos calorias, os níveis de estrogênio diminuem e os de serotonina oscilam demais. Com tudo isso, a cintura aumenta, a gordura abdominal acumula mais facilmente e há um maior risco de desenvolver sobrepeso, diabetes e pressão alta. Para afastar esses problemas, um ótimo exercício é a caminhada.

Essa atividade física é acessível, pode ser praticada a qualquer hora e em qualquer lugar, ajuda na aceleração metabólica, nas condições cardiovasculares e na perda e manutenção do peso. Como se não bastasse, promove a sensação de bem-estar, que é muito importante para a fase da menopausa.

Dança

A dança, geralmente, é um exercício coletivo que promove não apenas a movimentação do corpo, como também a interação social. Outro fator que deve ser considerado é que, ao dançar, a mulher libera serotonina, o hormônio do prazer. Isso faz com que ela se sinta mais confiante e feliz.
Além disso, a dança relaxa, acalma, melhora a autoestima, ajuda na queima de calorias e redução da circunferência abdominal. Quantos benefícios, não?

exercicios-para-mulheres

Hidroginástica

A hidroginástica é uma das exercícios para mulheres acima dos 40 mais indicadas, pois como é realizada dentro da água, não oferece grandes impactos e riscos para as articulações. Além disso, esse exercício melhora o condicionamento físico, as condições cardiorrespiratórias e diminui a chance de eventuais problemas no joelho e coluna.

Pilates

O pilates é uma das atividades físicas para mulheres maduras que mais trazem benefícios, pois ele combate dores, previne doenças nos ossos, promove o relaxamento e alongamento do corpo, alivia o estresse, corrige a postura, melhora a respiração, fortalece os músculos, ajuda na coordenação motora, evita fraturas, além de potencializar a força e flexibilidade.

De modo geral, o que importa não é a modalidade em si, mas a regularidade nas atividades e a intensidade dos exercícios. Vale também apostar na combinação de múltiplas atividades, mesclando modalidades aeróbicas e a anaeróbicas. Independentemente de qual seja a sua escolha, é indispensável tomar cuidado com lesões, pois os ossos ficam mais frágeis a partir dos 40.

A prática de exercícios para mulheres maduras é fundamental. Isso pode interferir em uma aparência mais jovial e uma vida mais saudável, tranquila e longeva. Obviamente, é preciso fazer os exames necessários, ter acompanhamento médico, nutricional e físico para obter resultados mais eficazes e seguros.

E você, já tem uma rotina de treinos? Que tipo de atividades físicas você pratica? Conte para a gente!

Fonte: Saudável e Feliz 

Bem Estar