Bem Estar

Calor excessivo: como driblar o desconforto

Atualizado em: 11/02/2014

calor-alta-temperatura-dicas

Com as altas temperaturas, aumenta o desconforto durante o dia com dores de cabeça, sudorese, vertigem, desidratação e desarranjos intestinais. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), janeiro de 2014 foi o mês mais quente da história da cidade de São Paulo nos últimos 71 anos.

Dr. João Geraldo Simões Houly, chefe da Clínica Médica e UTI do Hospital Santa Paula, lista os principais incômodos dos dias muitos quentes e dá dicas de como aumentar a disposição nessa situação.

Incômodos do verão – No sistema respiratório, as temperaturas extremas e as alterações de umidade provocam a retenção e espessamento do muco (catarro), que causa tosse e expectoração. De acordo com o especialista, a pele pode sofrer queimaduras e desidratação. Mudanças no hábito intestinal, como cólicas, também são comuns em dias muito quentes.

Como diminuir o desconforto – O especialista  dá dicas para não se deixar abater pela alta temperatura:

  • Mantenha o corpo hidratado. Segundo Houly, é essencial ingerir no mínimo dois litros de água por dia.
  • Invista em roupas com tecidos leves e frescas. “O ideal é que sejam de cores claras, que absorvem menos calor”, afirma especialista.
  • Refresque a pele. “Andar com lenços umedecidos ajuda refrescar a pele”, diz Houly.
  • Evite certos horários. De acordo com o médico, o indicado é evitar a exposição excessiva ao sol entre 10h e 17h. “Também é preciso reforçar a importância do protetor solar”, completa.
  • Evite alimentos pesados. Manter uma dieta balanceada com alimentos leves e de fácil digestão, como saladas, ajuda a diminuir o desconforto.
  • Umidifique os ambientes. “Vaporizadores e bacia com água nos ambientes são medidas paliativas que podem oferecer uma sensação de conforto, principalmente na questão respiratória”, ensina o especialista.

Fonte: Itodas

Bem Estar