Bem Estar

8 truques de decoração do quarto que vão ACABAR com sua insônia

Atualizado em: 22/06/2015

truques-decoracao-acabar-insonia-1

Uma boa noite de sono, além de relaxar o corpo e te deixar mais disposta no dia seguinte, pode até mesmo ajudar a emagrecer. No entanto, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 40% dos brasileiros sofre com insônia. Um fator importante que pode favorecer o descanso noturno é ter um ambiente adequado. Os arquitetos Ivana Seabra e Eduardo Henrique Brandão e a designer de interiores Rosângela Brandão Mesquita, do escritório Situar Projetos, ensinam algumas dicas simples de decoração que podem ajudar.

Dicas de decoração para dormir melhor

– Um dos principais cuidados é para que não entre ruídos e luz no ambiente durante a noite, já que esses fatores externos alteram a estrutura do sono. Se a rua que a pessoa mora for de subida e muito barulhenta, para evitar a entrada de ruído no espaço o melhor é optar pelo uso de janelas acústicas. Para que o som propague menos no local, o uso de cabeceiras estofadas, tapetes e tecidos em geral também são indicados, porque absorvem um pouco o som. Com relação à entrada de luz nos espaços, use persianas e cortinas de blecaute ou aplique película escura no vidro da janela.

– As cores escolhidas na decoração também podem influenciar. Escolha tons mais neutros ou bem claros, como azul clarinho, que são calmantes. E evite cores como laranja, vermelho, amarelo, que são vibrantes e deixam os usuários do espaço em mais alerta.

– Outro ponto importante é a iluminação interna, que deve ter três pontos: uma geral, uma pontual com foco em um elemento da decoração e outra próxima ao criado-mudo. O uso de iluminação diferente no mesmo espaço se deve ao fato que o ambiente é usado de formas diferentes. Quando se quer ver o quarto como um todo, no caso de estar procurando algo no ambiente, a iluminação geral é a mais indicada. Mas no momento em que se vai apenas passar pelo espaço para chegar a um determinado ponto, a iluminação focada é que deve ser acionada, pois é menos intensa que a luz geral. Já a luz de cabeceira permite criar um clima já mais aconchegante para leitura, já levando ao relaxamento e induzindo o sono.

– Use lâmpadas que deixam o ambiente mais amarelado, que transmitem a ideia de aconchego ao espaço. Elas, ao contrário da luz branca e brilhante, já têm uma cor mais calmante, que não deixa os olhos em alerta. Pelo contrário, induz ao fechamento do olhar.

– Evite ter TV e computadores no quarto. Esses aparelhos estimulam o cérebro deixam as pessoas em estado de atenção. Quem sofre de insônia não deve colocá-los no quarto para não cair em tentação de querer assistir algo ou ver uma rede social antes de dormir.

– O ambiente não pode ter uma quantidade excessiva de calor nem de frio. O ideal é não utilizar móveis que se tornem barreira de entrada da luz, calor e ventilação natural. Caso contrário, use recursos não naturais, como ar condicionado, para equilibrar a temperatura.

– Mude a posição dos móveis, principalmente da sua cama. Ela deve ficar distante de partes do quarto que sejam muito iluminadas, que peguem sol, vento ou tenha umidade.

– O material do piso também pode influenciar. A dica é optar pelo de madeira, que deixa o cômodo mais acolhedor. Ao ser colocada no piso do quarto, a madeira desde a entrada do espaço já vai introduzindo o usuário num ambiente de relaxamento, conforto e bem-estar.

Fonte: Da Redação com Bolsa de Mulher

Bem Estar