Bem Estar

6 alimentos saudáveis que você provavelmente come mais do que deveria

Atualizado em: 04/05/2015

alimentos-saudaveis-engordam

“Tudo em excesso faz mal”: a máxima é especialmente verdadeira quando se fala de alimentação. Por mais benéfico que um alimento seja para a saúde, o excesso é sempre prejudicial, pois acaba sobrecarregando o corpo com algum nutriente e alterando o equilíbrio que ele precisa para se manter magro e saudável.

 

 
Abacate – faz bem para o coração, cabelo, pele, digestão e mais. Porém, cada unidade contém 322 calorias e 29 gramas de gordura. Procure restringir a ingestão diária a 1/3 de um abacate médio.

Coco – é carregado de nutrientes, incluindo ácido láurico, potássio e fibra, mas também é calórico e gorduroso. Utilize 2 colheres de chá por dia, seja do óleo ou do coco ralado.

Sementes de chia – este superalimento é carregado de ômega-3, fibras, antioxidantes e proteína. No entanto, seu excesso pode prejudicar a digestão e engordar. Reduza o consumo a uma colher de sopa por dia.

Banana – cheia de nutrientes, a fruta tem muitas calorias e, em grande quantidade, pode prejudicar o trato gastrointestinal. Em casos extremos, ela pode até causar intoxicação por potássio. A recomendação da nutricionista é consumir duas por semana, assim, você pode ingerir uma variedade maior de frutas.

Quinoa – a semente é cheia de fibras e proteína. Meia xícara do alimento contém cerca de 110 kcal. O problema é que, por ser um alimento superfuncional, muitas pessoas tendem a incluí-lo em quase todas as preparações, excedendo a quantidade diária recomendada. Meio copo por dia é suficiente para absorver todos os benefícios da quinoa sem prejudicar o corpo.

Smoothies – a versão light do milk-shake, que também é a alternativa mais substanciosa e nutritiva ao suco natural, pode ser uma bomba calórica se você não tomar os devidos cuidados ao consumi-la. O ideal é que você mesma prepare a bebida e inclua nela a mesma quantidade de ingredientes que você comeria se esta fosse uma refeição sólida.

Receita de smoothie sugerida pela nutricionista: 1 copo de gelo, 1 copo de leite (ou substituto), 1 fruta, 1 fonte de gordura (chia, nozes, aveia, etc.) e um “bônus”, como hortelã, canela ou extrato de baunilha.

Fonte: Da Redação com Bolsa de Mulher
Bem Estar