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5 coisas que você precisa começar a fazer por si

Atualizado em: 07/04/2015

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Muitas pessoas provavelmente são familiares à frase “embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”, de Chico Xavier. Essa frase resume bastante como funcionam as mudanças de atitude: não há como alterar o que já passou, mas o que está à frente é um campo aberto de possibilidades.

Dr. Jô Furlan, médico, pesquisador na área de Neurociência do Comportamento e primeiro treinador comportamental do Brasil, explica que a mudança de pensamento, que gera mudanças de personalidade e atitude, “basicamente é o resultado das mudanças de nossas crenças. Afinal, você é aquilo que acredita ser. Quando você adquire, implementa e absorve crenças construtivas, você gera a base para a elaboração de pensamentos positivos.” Porém, segundo o médico, mudar uma crença não é algo tão simples, o que faz com que a mudança comportamental ou de pensamento seja um grande desafio.

Frequentemente as pessoas acabam se boicotando sem perceberem, recorrendo a atitudes que não as ajudam, ou fugindo da mudança. O pesquisador aponta que isso acontece pois “a simples palavra ‘mudança’ já é algo assustador para a grande maioria das pessoas”. Ao mesmo tempo, essa dificuldade no processo de mudança pode resultar, segundo Furlan, da “ineficiência ou ineficácia da técnica utilizada para quebrar a crença limitadora” aquela que gera comportamentos negativos e que deveria ser substituída por uma crença positiva.

Para o médico, as mudanças mais importantes e de maior impacto da vida de uma pessoa seriam assumir a responsabilidade pelas próprias escolhas, tornar-se proativo (antecipando-se em vez de reagir) e treinar a assertividade, já que “o processo de comunicação baseado a assertividade tende a eliminar ruídos e mal entendidos”. Porém, listamos 5 pequenas atitudes para colocar no dia a dia que podem auxiliar muito a chegar em uma mudança mais profunda, e trazer a satisfação interior que você procura:

1. Comece a se aceitar mais

Aceite-se incondicionalmente. Mas perceba: aceitar-se não significa que você ignora seus defeitos e não tenta corrigi-los. Aceitar-se quer dizer que você foca no que há de positivo, fazendo com que esse lado da personalidade se fortaleça cada vez mais – o que te ajuda no desenvolvimento das suas qualidades e superação dos defeitos.

2. Comece a amar mais seu corpo

Imperfeições apenas são imperfeições porque a sociedade ou você as definiu assim. Mudar a forma como você as encara faz com que você cuide de seu corpo de forma mais saudável, o que terá consequências bem mais positivas do que se vivesse para se encaixar em padrões. Além disso, se você não se amar agora, dificilmente vai se amar depois, mesmo que consiga um corpo “perfeito”. Por isso, não importa se você acha que precisa de um regime ou que está com umas ruguinhas a mais: trate-se como se fosse a pessoa mais linda e extraordinária que já existiu na face da Terra.

3.Comece a cuidar melhor da sua saúde

Não para que sua aparência seja mais bonita, mas para que você se sinta extremamente confortável habitando esse corpo que é seu, até porque, se você não cuidar do seu corpo, como vai aproveitar os frutos de todo trabalho que você realiza durante sua vida? Faça exercícios, consulte o médico regularmente, cuide de seus dentes, cabelos e, também, da sua saúde mental. Cuidar de si, além de ensinar muito a respeito de disciplina, também é ótimo para o equilíbrio emocional.

4. Comece a aceitar que nem tudo é perfeito

É preciso aceitar que as coisas e as pessoas são como são, com erros e imperfeições cuja mudança está muito além de sua capacidade. Isso não significa que você não vai agir para melhorar as coisas, mas aceitar que o melhor possível às vezes está longe do que você considera perfeito. Mas é o melhor possível.

5. Comece a trocar a competição com os outros por competição consigo

Se inspirar em outras pessoas pode te impulsionar para a frente, mas querer ser melhor do que os outros acaba te afastando delas, além do que, cada pessoa possui uma bagagem de vida própria, de forma que ainda que façam o mesmo esforço, o resultado pode ser diferente (e geralmente é). Então, ao invés de se comparar a outras pessoas, compare-se a uma antiga versão de você, e seja sempre melhor do que um dia você já foi.

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Fonte: Da Redação com Dicas de Mulher

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