Beleza e Moda

“Você tem que ser amiga do seu cabelo”, diz o top cabeleireiro Mauro Freire; veja mais dicas

Atualizado em: 13/02/2014

mauro-freire-cabelos

Nós fizemos uma visita ao salão de Mauro nos Jardins, em São Paulo, e conversamos com ele sobre… cabelos, naturalmente. A novidade do salão agora é o tratamento chamado Ambulance, que como o nome indica, é um resgate de emergência que atinge os fios da forma mais profunda (a aplicação é exclusiva de cabeleireiros, dura pouco mais de uma hora e custa R$ 200). E o resultado também é mais longo, fazendo efeito por cerca de dois a três meses.

Mauro apoia uma relação saudável e de aceitação com nossos fios. Para ele, não existe tendência nem escravidão: cabelo legal é aquele que fica bem em você. A gente já sabe, né, mas às vezes o terreno mais verde é o do vizinho.

Abaixo, frases e dicas de Mauro Freire, simples e verdadeiras, que podem ajudar no dia-a-dia:

“É importante que a mulher encontre um cabeleireiro que goste e tenha uma conexão forte com ele, que é a pessoa mais indicada para sugerir cortes, tratamentos e produtos”.

“É necessário cautela na hora de comprar um produto. A oferta é muito grande, mas certamente nem todos eles servirão para o seu cabelo, gerando frustração. Por isso, é fundamental alguém que conheça o seu fio para indicar a coisa certa”.

“A mulher brasileira tem raiz oleosa com pontas secas e sua principal reclamação é o fio com frizz e o volume”.

“Cabelo ondulado é o cabelo da mulher brasileira. Para quem tem cabelo ondulado ou crespo, um bom corte tem ângulos que não podem ser curtos. Ele nunca deve ser curto em cima. Esquece a franja. Poodle não dá”.

“Há muitos tipos de hidratação. Tem leve, mais pesada, calmante, produtos que domam os fios… Cada cabelo tem uma necessidade. O que é bom para um pode não servir para outro”.

“Lavar com água quente ativa a oleosidade; água fria dá brilho”.

“Xampus transparentes têm menos hidratantes e são bons para a raiz oleosa. Para raiz mais seca ou normal, o ideal é usar o xampu leitoso hidratante”.

“Os xampus de limpeza profunda devem ser usados apenas de 10 em 10 dias porque ele resseca o fio e desbota a cor”.

“Nunca use um produto na raiz, além do xampu. Do condicionador ao finalizador, tudo é apenas para aplicar nas pontas”.

“Não há um número definitivo de vezes para lavar os cabelos por semana. Quem lava todos os dias tem que usar um xampu mais fraco e dar uma passada só”.

“Saber enxaguar o cabelo é um segredo. Nenhum resquício de xampu pode ficar nos fios”.

“Nunca prenda o cabelo molhado, pois pode abafar o couro e causar seborreia. Dormir com ele molhado também não!”.

“O leave in é muito indicado, mas tem produtos para cabelos finos e outros para cabelos grossos. Já a mousse não tem um efeito muito bom, pois tem álcool e deixa o cabelo duro, você não consegue nem tocar”.

“Outra coisa que vale a pena usar no verão são os protetores de sol. Tem que aplicar mesmo e eles são bem eficientes na proteção do fio”.

“Tem gente que reclama de queda, mas ela é natural na troca da estação, por exemplo. Há vitaminas no mercado para cabelos e unhas que podem ajudar, mas normalmente um pouco de queda é considerado normal”.

“Não sigo a palavra tendência. Tá fora de moda isso”.

“Hoje a mulher não tem mais esse tempo de ir ao salão, então tem que aprender a resolver em casa também”.

“A mulher não pode ser dependente do secador. Tem que buscar a naturalidade para poder assumir o cabelo, ele tem que ser seu amigo”.

 

Fonte: FFW

Beleza e Moda