Beleza e Moda

Você sabe o que são Estampas Digitais?

Atualizado em: 15/09/2012

estampa1

Você sabe o que são estampas digitais? São chamadas de estampa digital todas as imagens que são impressas diretamente em tecido. A técnica funciona assim: Depois de finalizado, o desenho é passado para o computador. Então, o tecido entra em uma máquina de impressão, (parecida com uma impressora de fotos, só que da largura exata do pano que será estampado). Depois da aplicação da imagem, o tecido passa por um processo de lavagem para retirar uma película que é aplicada antes da impressão.

Segundo a estilista Mônica Pimentel, responsável por comandar a Xamego, empresa paraibana especializada em moda praia e fitness, a estampa digital faz a peça ganhar qualidade. “As cores ficam mais vibrantes e a imagem fica muito mais nítida, por mais que você dobre ou puxe o tecido. O estilista também pode criar sem limite de cores e quantidades, o oposto do que ocorre em uma estamparia convencional, além do valor agregado por ser uma técnica ecologicamente correta”, explicou.

A técnica tem se tornado cada vez mais popular no mundo inteiro e já chegou ao Brasil. Em terras nacionais, o estilista Victor Dzenk é um dos precursores do uso da técnica, que ele aplicou desde o seu primeiro desfile no Fashion Rio. Segundo ele, uma das vantagens da técnica é que com ela, o estilista tem a liberdade de criar várias estampas para uma mesma coleção, além do acesso a uma cartela de cores maior e uma rapidez na a transferência da imagem para o tecido.

Por ser uma técnica ainda nova, e que exige equipamentos mais sofisticados, o processo da estamparia digital deixa o produto final mais caro, o que resulta também em um produto final mais exclusivo: Você não vê uma peça estampada digitalmente em qualquer loja.

Redação, com assessoria
 

Beleza e Moda