Beleza e Moda

Unhas perfeitas o ano todo: expert ensina como manter a manicure no inverno

Atualizado em: 30/06/2014

guy

Não é só a pele que sofre com a chegada do inverno. Com as baixas temperaturas, as unhas também ficam ressecadas e precisam de cuidados especiais para se manterem saudáveis e lindas. Vogue conversou com Jennifer Wiles, diretora do Centro de Treinamento Mavala de Manicures de Londres, que visitou o Brasil neste mês de junho, sobre as principais dúvidas em relação a cuidados com a manicure. Confira a seguir:

. O que fazer para manter as unhas perfeitas no inverno?
No inverno, assim como acontece com a pele do resto do corpo, as cutículas e as unhas ficam ressecadas. O ideal é hidratá-las diariamente com produtos específicos (como o Nailactan). Nunca esquecer que o produto corporal não serve, pois as cutículas são mais grossas. Usar creme para as mãos diariamente também é essencial.

. Você poderia citar 5 práticas que prejudicam o fortalecimento e crescimento das unhas?
Retirar cutículas, pois esse ato fragiliza a matriz das unhas e pode fazer com que elas cresçam fracas e quebradiças; alimentação restritiva; polir as unhas de forma incorreta e excessivamente; usar produtos inadequados no tratamento das unhas; não lixar de forma correta (o certo é num ângulo de 45 graus, das bordas para o centro).

unhas (Foto:  )

. E 5 dicas para ajudar no fortalecimento e crescimento das unhas?
Hidratar a cutícula sempre que necessário; usar produtos específicos para retirar o excesso de cutícula sem danificá-la ou agredi-la; ter uma alimentação balanceada, incluindo muito ferro; para cada seis dias de esmalte deixar um dia sem; usar sempre creme para as mãos.

. Unhas postiças ou adesivos de unha prejudicam a saúde delas?
O que prejudica é a retirada deles. Como eles somente saem com acetona e esse ingrediente é altamente nocivo para as unhas, pois retiram seus óleos naturais, as unhas ficarão fragilizadas e quebradiças.

. Tirar cutícula faz mal?
Sim. E muito. O correto é não retirar as cutículas com alicate, pois isso machuca a matriz das unhas, favorecendo a proliferação de fungos e bactérias. Pode ocorrer de esses fungos e bactérias atacarem tão profundamente que vão matar a matriz das unhas. Nesses casos, a pessoa sempre terá algum problema nas unhas que nunca conseguirá resolver, pois esses casos são irreversíveis. A unha começa a quebrar na raiz. O ideal é usar um creme específico para eliminar somente o excesso de cutícula, nunca “cutucando” a matriz com nenhum tipo de metal e nem mesmo o palito sem proteção de algodão.

. Qual o melhor conselho que você daria para as mulheres que querem manter sempre as unhas impecáveis?
Tudo depende dos problemas que as unhas tenham. No caso de unhas saudáveis, fazer a manicure uma vez por semana, usar Cuticle Cream e Cuticle Remover uma vez por semana. Como a pele das cutículas é mais grossa que o restante do corpo, é ideal usar um creme específico para as cutículas para que elas sejam suavizadas. O creme usado no corpo ou nas mãos não serve.

. Deixar as unhas sem esmalte para que ela possa “respirar” é necessário?
Sim, a cada seis dias de esmalte nas unhas, um dia sem. Mas isso não tem nada a ver com deixar as unhas respirarem. Unhas são mortas, elas não respiram. É mais para que ela fique natural, sem o peso das camadas de esmaltes.

 

Fonte: Vogue

Beleza e Moda