Beleza e Moda

Um guia para aproveitar o melhor dos perfumes

Atualizado em: 18/02/2013

Perfume Bottle

Você fica confusa no momento da compra de um perfume? Fique tranquila, é comum sentir-se perdida em meio a tantos frascos bonitos e a tantos aromas dispersos no ar. Reencontre o foco seguindo os conselhos abaixo:

Defina sua família

Em geral, as pessoas costumam gostar de composições de uma mesma família olfativa – ao descobrir a sua favorita, você já tem meio caminho andado. Na cítrica, predominam as notas de laranja, bergamota, lima e limão. Na frutal, sobressaem a maçã, a groselha, a framboesa, o figo… Na floral, o papel principal é da rosa, do jasmim, da peônia, da tuberosa ou da harmonia entre várias dessas flores, enquanto na oriental quem fala mais alto é o mix de especiarias e de notas como sândalo, baunilha e almíscar. Por fim, madeiras como cedro, vetiver e patchuli caracterizam o grupo chipre, um dos mais elegantes que existem.

Estreite o campo

Quando chegar à perfumaria, nada de começar a experimentação borrifando o produto no próprio corpo. Depois de escolher aqueles que vai provar, peça para a vendedora espirrar cada um deles em uma tira de blot paper – um papel firme e poroso – e inspire um a um. Escolha no máximo quatro favoritos e só então aplique um pouquinho em você mesma – distribua nos pulsos e nas dobras dos braços.

Dê tempo ao tempo

"Aromas se desenvolvem por etapas, e às vezes aquele que atrai em um primeiro momento pode não agradar tanto ao olfato depois", diz o perfumista Thierry Bessard, da casa de fragrâncias Firmenich. Então, após passar os selecionados, dê uma volta, aguarde pelo menos uma hora e só aí, quando se sentir realmente segura a respeito de como cada composição se comporta na sua pele, faça sua compra.

Qual a tendência mais forte?

Há uma nova leva de fragrâncias opulentas chegando às lojas. Elas incluem flores em alta dosagem, toques orientais (como resinas) e madeiras delicadas, como sândalo, patchuli e oud. "Apesar de marcantes, não são agressivas, e sim muito femininas", diz a consultora de perfumaria Renata Ashcar. Mesmo assim, use-as com cuidado. "De dia, principalmente se estiver quente, passe apenas uma leve quantidade, pois o excesso pode incomodar", explica Renata.

No escritório

No trabalho, nada de tentar marcar território com o seu perfume. Composições leves e transparentes funcionam bem. Os cítricos são uma ótima aposta. "A grande novidade a respeito desse grupo é que ele vem incorporando alguns componentes que acrescentam frescor e que, por terem uma identificação com a cultura brasileira, agradam muito a nosso olfato", diz Renata Ashcar. Hortelã e mate são alguns deles.

Você sabia?

Um dos jeitos mais fáceis de ficar perfumada por mais tempo é adotar a técnica que os especialistas chamam de layering. Isso significa usar, se possível, o sabonete, o hidratante ou o óleo para o corpo e, é claro, a fragrância de uma mesma gama de produtos.

Estilo

Beleza e Moda