Beleza e Moda

Um blush pra cada rosto: aprenda a usar o produto e valorize seus traços

Atualizado em: 23/05/2014

blush2

Pode confessar: você já errou a mão noblush pelo menos uma única vez na vida, vai? Seja por pressa, cor errada, pincel inadequado ou simplesmente porque quis dar aquela coradinha nas bochechas e depois percebeu que ficou uma palhacita. Ok, é um erro gravíssimo no mundo da maquiagem, mas tudo tem perdão e a gente vai te ajudar a nunca mais falhar nesta missão. É fácil, fácil. Quer ver?

O top maquiador Duda Molinos, queridinho das celebs e responsável pelo lab.dudamolinos, deu uma aulinha de blush e explicou a diferença entre os produtos que estão no mercado. “Sem dúvida, o blush é um poderoso acessório que embeleza e, ao mesmo tempo, pode ajudar a redimensionar os contornos do rosto. Lembre-se de que existem blushes de correção e de coloração. No primeiro grupo, ‘correção’, é fundamental escolher diferentes tons de marrons e de preferência opacos. Ele serve para enfatizar as áreas côncavas da face, ajuda a lapidar os contornos do rosto partindo da ideia que cores escuras afastam e diminuem, e cores claras aumentam e aproximam. Já o segundo grupo, ‘coloração’, serve somente para embelezar e, portanto, você pode escolher a cor que quiser sem nenhuma outra finalidade. Pode ser usado mais no centro da maçã para dar um ar de saúde”, explicou.

E aí, quer aprender a aplicar no seu tipo de rosto? Vamos lá!

Rosto redondo (Drew Barrymore): “O blush de correção nas diagonais do rosto é que vai dar uma direção longilínea. Concentre a carga máxima do produto no extremo da cova da maçã. Para intensificar o efeito, iluminador no centro da testa, topo das maçãs e do queixo.”

Rosto oval (Blake Lively): “Concentre a carga de blush na região externa da maçã, em direção às orelhas, e siga diluindo o produto na direção do queixo. ilumine o centro da testa.”

blush1_

Rosto quadrado ou anguloso (Angelina Jolie): “Com um pincel sujo de blush, vá passando pela testa, maçãs do rosto e queixo, que são as áreas mais proeminentes.”

Rosto triangular ou queixo proeminente (Reese Whiterspoon): “Invista na maquiagem dos olhos. Outra boa manobra é criar uma boca bem carnuda. Com boas noções de proporção, crie uma covinha com o blush de correção abaixo do novo contorno da boca.”
Duda ainda explicou que quase todas as atrizes aí de cima estão com blush de correção e coloração, a não ser pela Drew Barrymore, que sempre teve o rosto redondinho e tira partido dele pra enfatizar seu lado menina, por isso opta somente por um pouquinho de rosado nas maçãs. “Pincéis específicos para cada área do rosto ajudam a finalizar as manobras com mais precisão. Além do blush, o iluminador também ajuda a enfatizar volumes, dessa vez nas áreas convexas: alto da maçã, centro da testa, base da nariz e ponta do queixo. Estes são os lugares onde esse tipo de interferência funciona mais”.
Truques do expert: “O blush de correção também pode ser usado para enfatizar o desenho do nariz, disfarçar o queixo e contorno do maxilar, assim como nas têmporas. O efeito é ressaltar seus traços, principalmente depois que eles foram sutilmente apagados pela base ou cobertura de pele que foi usado antes.”
“A quantidade e as cores devem ser escolhidos de acordo com o tom da pele, e não necessariamente levando em conta tendências. Se você for morena, um blush mais escuro. Se você for mais clara, um blush mais suave, isso vale tanto para blushes de coloração quanto para os de correção.”

 

Fonte: Glamour

Beleza e Moda