Beleza e Moda

Sobrancelhas: como preencher falhas e mantê-las em dia

Atualizado em: 04/04/2015

sobrancelhas-perfeitas

Não basta achar o desenho certo para seu rosto, é preciso mantê-las 100% em dia. Por sorte, não faltam produtos específicos para fazer esses retoques. Veja como tirar o melhor proveito de cada um deles.

 

O arsenal para preencher as sobrancelhas não para de ganhar reforços. E não é à toa, defende Renan Pimentel, diretor técnico do Spa das Sobrancelhas, em São Paulo: “Elas são as grandes responsáveis pela harmonia da nossa expressão”. Com a recente moda do “make nada”, passaram a ter ainda mais relevância no look final. Por isso, além de achar o desenho ideal para seu rosto, hoje vale tudo para deixá-las sempre em dia. “Ao completar falhas, é importante ficar atenta à cor do produto, que deve ser o mais próximo possível dos pelos naturais”, ensina o maquiador Roosevelt Vanini, do salão C. Kamura, de São Paulo. As de pele e fios claros devem preferir tons acinzentados. Já as morenas, com pelos mais escuros, combinam com o marrom-chocolate, e as negras se beneficiam com nuances do café. Há, basicamente, três categorias de maquiagem para sobrancelhas: lápis específico para a área, kit de sombras próprio para tais retoques e gel. A visagista Tete Bahia, diretora técnica do Centro das Sobrancelhas, em São Paulo, sugere optar pelo que parecer mais fácil de usar – e dá dicas adicionais.

Lápis

É a melhor pedida para quem tem pouca habilidade. O segredo é manter a mão leve e acompanhar o sentido dos pelos com todo o cuidado para os traços não ficarem fortes demais. Se isso acontecer, espalhe com uma escovinha própria para sobrancelhas ou um pincel.

Kit de sombras

É considerado o produto mais indicado para preencher falhas porque oferece mais de um tom de sombra com acabamento opaco e textura leve – tudo isso evita exageros, emprestando naturalidade ao resultado final. “Aplique com pincel chanfrado, no sentido dos pelos, como se estivesse esfumando”, diz Roosevelt Vanini. Costuma vir acompanhado de cera hidratante, que serve para alinhar os fios. Aplique-a com os dedos, depois de passar a sombra, e espalhe com escovinha ou pincel.

Gel

Parece máscara para cílios. Graças à textura, além de preencher, dá efeito de sobrancelhas mais grossas.Passe em toda a extensão e tome cuidado para não acumular muito na escova e borrar. Se isso acontecer, espalhe com um pincel.

Valorize o olhar

Só com pinça, linha ou depilação dá para mudar radicalmente o formato das sobrancelhas. Mas os itens de maquiagem próprios para a área permitem três ações-chave capazes de deixá-las mais bonitas.

Alongar

Com um lápis em punho, descubra o tamanho ideal das suas sobrancelhas. Apoie-o em uma das abas do nariz e mantenha-o em linha reta em direção à testa. É aí que o desenho deve começar. Partindo do mesmo lugar, ponha o lápis na diagonal passando rente ao canto externo dos olhos e ache o ponto onde deve terminar. “Marque as referências com o lápis e preencha o que estiver faltando com traços suaves, mantendo o formato natural”, diz Renan Pimentel.

Arquear

Para achar o arco das sobrancelhas, apoie o lápis também na aba do nariz e vire-o em direção ao centro do olho. Onde ele encostar deverá ser a parte mais alta das sobrancelhas. Aumente ainda mais a curvatura pintando um pouco acima da linha dos pelos. “O arqueado deve ter uma curvatura sutil, pois um ângulo muito acentuado deixa o olhar bravo demais”, avisa Roosevelt Vanini.

 

Engrossar

“É o mais difícil, já que é preciso muito cuidado para não ficar artificial. Por isso, é essencial aproveitar ao máximo os pelos que você já tem”, observa Tete Bahia. Para tanto, com uma escovinha, penteie antes todos os fios para cima e para os lados. Tenha como base a espessura do canto interno da sobrancelha e mantenha essa medida até o centro, onde começa o arco. “Daí para o final, afine sutilmente e de maneira harmoniosa, sem mudar drasticamente a espessura”, diz Tete.

Fonte: Da Redação com MdeMulher

Beleza e Moda