Beleza e Moda

Sim, nós temos a nossa Miss Plus Size

Atualizado em: 25/09/2012

berlanya_1

Tudo começou quando fui fazer uma matéria sobre um desfile de moda, sem querer descobri que temos na Paraíba a nossa Mis Plus Size. Sim, nosso estado já possui uma representante para este segmento, que cada vez mais cresce no Brasil e no mundo, e que está quebrando a barreira do “belo é ser magro”. Berlanya Brito é uma linda mulher, que luta pela valorização das modelos Plus Size através dos veículos de comunicação, redes sociais e pelo blog ‘Paraíba Plus Size’.

Aos 28 anos, Berlanya Brito foi eleita Miss Plus Size através do site ‘Gordinhas do Brasil’ (www.gordinhasdobrasil.com/2011/11/miss-plus-size-brasil-virtual.html), que promoveu o primeiro concurso virtual com candidatas de todo o Brasil. “Desde pequena fui gordinha, e sempre tive este sonho. E não é porque sou gordinha que deixo de tentar realizar meus sonhos”, revelou.

Na comissão julgadora, promotores de moda, modelos, entre outros profissionais da área: “O concurso teve a etapa estadual, e eu fui escolhida a Miss Paraíba Plus Size. Entre as escolhidas, seria eleita a Miss Brasil Plus Size Virtual, e a vencedora foi a representante do estado de São Paulo: Cintia Bueno Moreira”.

Recém criado, o Miss Plus Size Brasil está na sua segunda edição, e até o momento nenhuma paraibana participou do evento. Realizado por Renata Issas, Berlanya espera concorrer ao título sua na terceira edição. O planejamento era participar ainda este ano,  porém, como está grávida, precisou dar uma pausa nos planos.

Sobre um concurso local, ela revelou que na Paraíba não existe um Miss Plus Size, como também, não há previsão para a realização de um evento neste estilo, o que para ela é uma pena. Na visão de Berlanya, para que aconteça esse tipo de concurso é necessário que os organizadores passem credibilidade. 

Medidas e ditadura da beleza

Uma das curiosidades que envolvem o mundo das Miss são as famosas medidas, no caso das Plus Size, a candidata deve ter manequim acima de 44 e, no mínimo, 1,60 m de altura. “Diferente do concurso tradicional, não importa o seu estado civil. A Miss deve ser bonita, simpática, cuidar do seu corpo (não podendo engordar nem emagrecer), sua alimentação, sua pele, enfim, ser uma Plus Size saudável”, explicou.

Ainda sobre o assunto ‘medidas’, Berlanya confirmou que o mercado de roupas está sofrendo uma transformação. De acordo com uma pesquisa do IBGE, 48% das mulheres e 50% dos homens brasileiros com mais de 20 anos, estão acima do peso. “Essa informação faz com que com que os estilistas e lojistas tenham mais atenção com esta gama da população que, mesmo estando acima do peso, gostam de se vestir  bem, na moda e com roupas de qualidade. O que falta aqui na Paraíba ainda é a divulgação dos lojistas que trabalham com este segmento. Aqui em João Pessoa encontramos sim, roupas transadas, de qualidade e seguindo as últimas tendências”, destacou.

Falando em ditadura da beleza, Berlanya Brito afirmou que o mercado Plus Size vem ganhando espaço e respeito no mundo da moda: “A prova é  que a prestigiada rede Fast Fashion H&M trocou Gisele Bundchen pela Plus Size Tara Lynn, que estampa a nova campanha “Big is Beautiful”. Além do mais, temos estampada na capa da Vogue italiana (considerada a bíblia da moda por especialistas) três Tops Plus Size: Candice Huffine, Tara Lynn e Robyn Lawley”.

A nossa Miss Plus Size afirmou que jamais sofreu algum tipo de preconceito. “Acredito que o preconceito existe em virtude da nossa autoestima. Nunca tive problemas de saúde e nunca deixei de estudar, me divertir, praticar esportes e muito menos namorar por causa dos quilinhos extras. Meninas, a felicidade vem de dentro para fora, com saúde e bem-estar pouco importa o tamanho do seu manequim. Se amem e sejam felizes como são”, disse.

Blog

Para ajudar na divulgação do seu trabalho e na “quebra” de alguns paradigmas, Berlanya criou, em abril de 2012, o blog ‘Paraíba Plus Zise’ – http://paraibaplussize.blogspot.com.br/

O canal foi o pioneiro do segmento na Paraíba, e lá é possível encontrar entrevistas, dicas para as leitoras. è possível entrar em contato com Berlanya através do e-mail paraibaplussize@hotmail.com ou pelo Facebook ‘Paraíba Plus Size’.

Berlanya Brito já foi comparada como a Angélica (apresentadora) Plus Size

Dani Rabelo

Beleza e Moda