Beleza e Moda

Sapatos de salto alto: como escolher

Atualizado em: 17/10/2012

salto_m%C3%A9dio

Os sapatos de salto alto são uma paixão feminina. Em diferentes formatos, cada um tem suas vantagens e desvantagens. A elegância e a sensualidade proporcionadas por um belo salto são incontestáveis. No entanto, quanto mais alto o calçado, mais prejudicial ele pode ser à saúde de quem os usa. Isso é algo que todas as mulheres já sabem, especialmente pelos constantes alertas, dados pelos ortopedistas. Embora muitos modelos surjam, a cada estação, nem todos são adequados a todas as ocasiões ou tipos de corpo. Por isso, é essencial saber como escolher sapatos de salto alto, para que se possam usá-los tranquilamente, sem maiores danos à saúde, bem como fazer com que sejam algo favorável à estrutura corporal de cada mulher.

Entre os danos causados por sapatos de salto alto  estão os malefícios à coluna, à estrutura óssea dos pés e à musculatura da perna. A altura dos calçados e a estrutura de sua base podem favorecer o aparecimento de joanetes, calos e outros problemas. Já a panturrilha e o calcanhar sofrem alterações em seus músculos. O uso constante de salto alto pode encurtar a musculatura da perna e comprimir a dos calcanhares, causando dores e desconforto. Se o corpo se acostumar, ao usar um sapato de salto baixo ou médio, a mulher poderá ter dificuldades de adaptação. Por isso, o correto a fazer, embora seja irresistível um sapato muito alto, é alternar o uso de diferentes tipos de salto. Esta é uma forma de preservar a saúde e adaptar os calçados ao formato do corpo.

Sapatos de salto médio

Em diferentes formatos, os sapatos de salto médio costumam ter entre 5 e 7 centímetros de altura. Se forem fininhos, seu uso constante também pode ser prejudicial. No entanto, os modelos mais grossos são mais confortáveis, especialmente às mulheres que costumam usar salto no trabalho. Quem tem pernas muito grossas ou é baixinha pode apostar, sem medo, neste tipo de calçado. Nestes casos, é melhor optar por modelos de bico mais fino e saltos arredondados, como forma de alongar as pernas.

Sapatos de salto alto quadrado

Os sapatos de salto alto quadrado são uma boa sugestão de compra, considerando-se a saúde da coluna e dos pés. Eles oferecem maior apoio, contra o peso corporal, evitando maiores danos. Ao escolher um modelo de salto alto, se quiser conforto, a mulher fará bem em optar pelo quadrado. Este tipo de calçado também é uma ótima aquisição a quem tem pés grandes, pois seu formato ajuda a disfarçá-los. Da mesma forma, mulheres com quadris pequenos são favorecidas por tal tipo de salto.

Outros tipos de salto

Quem deseja ter elegância e sensualidade, mas não abre mão do conforto também pode apostar em outros tipos de salto alto, como o Anabela, o Luís 15 ou o salto cubano. Estes costumam ser menos prejudiciais e mais confortáveis.

Anabela

Já o famoso salto agulha (ou Stiletto) deve ser evitado por mulheres muito altas ou muito magras, pois eles alongam ainda mais as pernas. Este tipo de salto é o preferido das mulheres e faz com que os contornos do corpo fiquem muito sensuais; contudo, é melhor não abusar de seu uso, pois ele exige muito esforço, por parte dos músculos e ossos.

Salto agulha

Mundo das Tribos

Beleza e Moda