Beleza e Moda

Pó translúcido deixa a pele com efeito mate

Atualizado em: 11/04/2013

maquiagem

 Com textura fininha, o pó translúcido, como o próprio nome diz, é um produto transparente utilizado para dar acabamento mate ou levemente acetinado ao make. Como tem cor neutra, não briga com nenhum tom de pele e, assim, pode ser usado por qualquer mulher. É encontrado nos formatos pó compacto ou solto e também em versões com um pouquinho de pigmento (rosa, amarelo ou até cor de base) – que são usadas, principalmente, quando a pele apresenta alguma irritação. "Se o rosto estiver avermelhado, aplico um pouco do pó rosado, pois ele ajuda a tonalizar, além de finalizar a cobertura", ensina a maquiadora Vanessa Rozan, do Liceu de Maquiagem, em São Paulo.

Quando e onde aplicar

É o ponto final do make, quer dizer, deve ser usado quando pele, olhos e boca já estiverem prontos. Em geral, aplica-se apenas na zona T (testa, nariz e queixo), áreas que costumam ser mais oleosas. "Também pode servir como retoque da maquiagem, para apagar o brilho que aparece durante o dia", diz o maquiador Rosman Braz, do Salão 1838, em São Paulo.

Use esponja ou pincel de blush para espalhá-lo. Se escolher a primeira opção, saiba que o produto tende a ficar mais concentrado. Por isso, a dica é utilizá-lo só em áreas pequenas, como na lateral do nariz, e dar leves batidas com uma pontinha da esponja. Já com o pincel, o efeito é mais sutil, o que o torna indicado para regiões maiores. Para evitar o efeito craquelado, quem possui pele seca pode passar o pó translúcido por cima de uma base cremosa.

Sem exageros

Cuidado para não cair na armadilha do rosto branco. Até porque o problema pode ser imperceptível a olho nu: geralmente, você se prepara para uma festa e nem se dá conta, mas sai com o rosto esbranquiçado em todas as fotos. "Para evitar que isso aconteça, vá bem devagar. Prefira depositar menos produto do que correr o risco de errar na dose", diz Vanessa. A dica é nunca deixar o pó acumular. Então, fique especialmente atenta às áreas de dobras do rosto, como perto dos olhos, da boca e do nariz, para não deixar trechinhos foscos marcando a pele.

Benefícios extras

Além de matificar o rosto, o pó translúcido ajuda a fixar a maquiagem na pele por mais tempo – como uma espécie de primer usado no final. Nos lábios, tem a mesma função. Polvilhado por cima do batom com a ponta dos dedos, contribui para deixar a boca sequinha e a cor durar mais. Não é só: sabe aquelas linhas de expressão concentradas abaixo dos olhos? Você também consegue camuflá-las com esse pó, aplicando-o logo após o corretivo. "Apenas pressione de leve o pincel ou a esponja seca contra a pele, sem esfregar", ensina Rosman Braz.

Cláudia (© CandyBox | Dreamstime Stock Photos & Stock Free Images)

Beleza e Moda