Beleza e Moda

O tingimento colorido dos cabelos ainda faz bastante sucesso

Atualizado em: 29/06/2015

cabelo-tie-dye_1

A técnica de tingimento tie dye já é muito antiga. Na realidade, existem registros de sua prática com datas do século VI ao VIII. A tradução para o nome é “amarrar e tingir”. Isso porque, em geral, para que os tecidos sejam tingidos e fiquem com efeito tie dye, é preciso amarrá-los, de forma que algumas partes fiquem sem tinta e outras, com várias cores. Ainda hoje esta técnica é praticada, de diferentes formas. Até mesmo nas madeixas elas podem aparecer. Veja como fazer cabelos tie dye.

Cabelos tie dye com tingimento

Primeiramente, vale ressaltar que é preciso ter habilidade e familiaridade com técnicas de tingimento dos cabelos, antes de se aventurar com o tie dye. Se houver dúvidas ou insegurança, é sempre mais sensato procurar por um profissional.

De maneira geral, usam-se tintas coloridas no cabelo, para que o tie dye seja feito. Porém, para que a tintura “pegue” é preciso, antes, descolorir os fios.

O ideal é começar com uma pequena mecha, para que possíveis erros não prejudiquem demais as madeixas. Se os cabelos forem loiros, é possível fazer tie dye nos fios, porém pode haver uma variação das cores. No caso dos fios morenos, é inútil querer tingi-los de várias cores, sem antes descolori-los. Portanto, separe uma mecha, dividindo-a em três partes e aplique descolorante, deixando-as platinadas. Em seguida, aplique as cores que deseja usar, fazendo camadas. A dica é deixar uma pequena área descolorida, sem tinta alguma, fazendo o tie dye nos cabelos, a partir dela. Depois disso, basta pintar com as cores que desejar. Pode-se, inclusive, fazer um degradê.

Cabelos tie dye com giz de cera

Embora pareça estranho, é possível fazer cabelos tie dye com giz de cera. Esta é uma forma de usar os fios coloridos, porém de forma não permanente. Hoje, existem marcas de cosméticos que fabricam gizes próprios para isso. Entretanto, em caso de urgência ou apenas por simples teste, pode-se usar o bom e velho giz da papelaria.

Para fazer este tie dye, é simples. Escolha as cores que deseja. Para que o efeito seja mais interessante, é preciso separar uma mecha e torcê-la. Em seguida, esfregue bem o giz de cera, até que os fios estejam bem coloridos. Depois, basta soltar os cabelos e penteá-los com um pente, para que o excesso de giz seja removido.

Para quem tem cabelos morenos, a dica é deixá-los úmidos, para que a cor do giz fique visível, pois irá aderir melhor. Também pode-se molhar um pouco a ponta do giz, melhorando ainda mais o trabalho. Após secos, penteie os fios, retirando o excesso.

Finalmente, é preciso lembrar que esta prática, quando constante, irá danificar os fios. Portanto, nunca deixe de lado as hidratações e outros cuidados básicos para cabelos coloridos.

Fonte: Mundo das Tribos

Beleza e Moda