Beleza e Moda

Nada de sofrimento: Dicas para amaciar sapatos apertados

Atualizado em: 10/06/2013

sapato

Muitas pessoas compram sapatos e, ao usá-los, percebem que estão incomodando os pés. Há, também, os casos em que a pessoa se apaixona perdidamente por um modelo e insiste em usá-lo, mesmo sabendo que ele poderá ser desconfortável. Querendo ou não trocar o calçado, é importante recorrer a truques que o tornem menos incômodo. Sapatos apertados causam muitos males à saúde. Portanto, é melhor fazer algo que previna problemas nos pés e na coluna. Veja algumas dicas para amaciar sapatos apertados.

Sapatos no congelador

Este é um dos truques mais antigos para lacear sapatos. Pode parecer estranho, à primeira vista, mas realmente funciona. Você precisará de dois saquinhos plásticos grossos e espaço no congelador! Encha os dois sacos de água. Em seguida, feche bem as suas pontas, para que o líquido não vaze. É preciso deixar o saquinho meio murcho, para que se encaixe dentro do calçado. Coloque um saco em cada sapato, encaixando-o bem. Embrulhe o par dentro de outro saco, apenas para protegê-lo. Leve os sapatos ao congelador e deixe que passem a noite, lá. No dia seguinte, retire-os e espere que o gelo derreta, enxugando-os bem. A água, ao congelar, aumenta em volume. Isso força o material do calçado, laceando-o. Assim, ele ficará mais macio.

Outros truques para amaciar sapatos

Existem modeladores de sapatos, no mercado. Eles são encaixados dentro do calçado, forçando o material a ceder. Procure pelo produto, me lojas especializadas na venda de sapatos e acessórios.

Para amaciar um sapato apertado, também é importante hidratar o material com que são feitos. Isso vale para couros, em geral. Por isso, experimente aplicar creme hidratante ou condicionador de cabelos, na parte interna do calçado. Concentre o produto nas áreas que estejam incomodando mais. Não é preciso remover depois. Basta retirar o excesso de creme. Pode-se, também, aplicar o hidratante nos próprios pés, antes de colocar o sapato. Assim, ele irá escorregar melhor, diminuindo o incômodo.

Você também pode amaciar sapatos com batata. Isso, mesmo! Escolha batatas grandes, que se encaixem dentro do calçado. Force-as dentro dele e as deixe lá, durante dois ou três dias. Faça o mesmo com batatinhas menores, colocando-as nas pontas do calçado.

Álcool e papel também ajudam a lacear sapatos apertados. Amace uma folha de papel comum ou de jornal e molhe-a, com álcool. Em seguida, coloque-a dentro do calçado, forçando as partes que estão mais apertadas. Retire no dia seguinte e, se necessário, repita o procedimento.

É importante saber como comprar o sapato ideal para seus pés. Calçados apertados podem desenvolver calos, joanetes, problemas nos ossos dos pés, nos tendões e até mesmo na coluna.

Modeladores de sapatos são boas opções para amaciá-los (Foto: Divulgação)

A água, ao congelar-se, força o material do calçado, amaciando-o (Foto: Divulgação)

Mundo das Tribos

Beleza e Moda